sábado, 10 de novembro de 2007

Os Sem Floresta

Assisti Os Sem Floresta (2006) de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick no Telecine Premium. Vocês sabem o quanto gosto de animação e não resisto a nenhuma estréia na TV a cabo, mas Os Sem Floresta é muito ruim. Falaram que é do mesmo grupo de Madagascar e consegue ser ainda pior. O criador tem uma fixação por comida, foi o mesmo com Madagascar. Em Os Sem Floresta só falam nisso, além de um roteiro profundamente preconceituoso e superficial.


A base do roteiro é muito interessante e foi o que me fez querer muito ver esse filme. Imagino que minha irmã se interessaria também, mas ficaria mais revoltada que eu com o desenrolar da trama. Bichinhos lindos acordam após a hibernação. E com um certo esforço descobre que pouco sobrou da floresta, eles estão rodeados por um condomínio. Seria muito interessante para debater a convivência do homem com os animais, mas aí o roteiro se desvirtua e passa o tempo todo fazendo os animaiszinhos tentando roubar comida dos humanos e eles os perseguindo. Se torna uma propaganda deslavada de snacks, pizzas, enlatados e comidas fast food.
Parece uma disputa de quem é mais idiota, os animais ou os humanos. Não debatem sobre a destruição das florestas, nem lembram que animais precisam de água. O pequeno espaço que deixaram pra os animais nem tem água. Depois deles quase destruírem o condomínio, nesse corre corre de quem rouba mais comida dos humanos, um deles acha as nozes guardadas e eles estão seguros para a próxima hibernação. E Os Sem Floresta acaba, sem debater com seriedade o assunto. O interesse era só fazer o público de idiota, e todos os personagens de retardados pra vender mais brinquedinhos com os bichinhos, que segundo eles, são uns babacas e comidas prontas. Um dos piores filmes que já vi na minha vida.



Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Espelho D´Agua

Assisti Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco (2004) de Marcus Vinícius Cezar no Canal Brasil. Adorei e minha mãe também ficou encantada com o filme. Sempre soube que era de uma estética belíssima, mas as críticas diziam que era o que tinha de melhor e o resto não era tão interessante. Mas não é bem assim, é um ótimo filme, bonito e inteligente. Fiquei com muita vontade de conhecer aquela região e ver o Rio São Francisco de perto. Tentei ver esse filme no cinema, mas não consegui. O responsável por aquela fotografia maravilhosa é José Tadeu Ribeiro e a Direção de Arte é de Oscar Ramos.


Fábio Assunção interpreta um fotógrafo. Ele está na região para fazer fotos o Rio São Francisco para um livro. Ele tem uma mulher interpretada pela Carla Regina que mora no Rio de Janeiro e reluta em visitá-lo. Ela faz uma surpresa, mas quando chega na cidade ele está viajando e ela tem que tentar descobrir por onde. Um canoeiro a ajuda. Começa então uma belíssima viagem por aquelas terras maravilhosas e conhecemos um pouco os costumes da região. Me emocionei com o costume de colocar uma cabaça no rio pra que chegue em Bom Jesus da Lapa. Quando as cabaças chegam lá, canoeiros pegam as cabaças boiando na água e levam para o altar. É emocionante! Todos pegam as cabaças, sem saber de quem são, que promessas que trazem, e levam ao altar. É lindo ver pessoas respeitando as promessas de outros, ajudando os outros, em um respeito emocionante com o próximo. Isso acontece o tempo todo em Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco. A solidariedade de todos é de emocionar.

Apesar do Fábio Assunção ser o protagonista, ele é o que aparece menos. Carla Regina e o canoeiro, interpretado por Francisco Carvalho, são os que aparecem mais. Ela é uma típica mulher urbana, ágil e tem que entender o tempo da vida em lugares mais pacatos. Que a noite não se viaja no rio, viajar horas para chegar a algum lugar e ver se há alguma informação. E nessa viagem ela e nós vamos descobrindo os mistérios daquele lugar maravilhoso, suas festas, tradições, Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco percorreu mais de 1.500 km pelos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco e vimos imagens de Penedo, Piaçabuçu, Neópolis, Bom Jesus da Lapa, Santana do São Francisco, Saúde, Sítio do Mato, Penedinho, Mandi, Marituba e São João. Outros que aparecem no elenco são Regina Dourado, Aramis Trindade, Charles Paraventi, entre tantos outros.


Espelho D'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco ganhou dois prêmios no Cine PE - Festival do Audiovisual deMelhor Ator Coadjuvante (Francisco Carvalho) e Melhor Atriz Coadjuvante (Regina Dourado). Os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Som e Prêmio TAM no 8º Festival de Cinema de Miami, 2004. E ganhou no 3º Festival de Cinema de Varginha o ET de Prata de Melhor Ator Coadjuvante para Francisco Carvalho e Melhor Montagem e Fotografia.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Eterna Magia

Assisti a novela Eterna Magia de Elizabeth Jhin na TV Globo. Eu adoro novelas das seis e com essa não foi diferente. Está certo que começou difícil, precisou de alguns ajustes, mas eu amei! Acho que o 007 faria um tópico bem mais divertido que eu meu. Até o fim da novela ele fazia comentários sarcásticos sobre a participação do Paulo Coelho. Ele disse que o fracasso no ibope se deve ao azar que esse mago traz a televisão. E sua participação no início foi patético. Recentemente revi um Vídeo Show e ele chegou a ir para a Irlanda fazer umas cenas. Que desperdício! Ele não tinha dicção nenhuma e não se entendi nada do que ele dizia. Tanto que ele nunca mais voltou na novela, até seu quadro foi destruído.

Eu adorava o casal principal e ficava torcendo para que eles acabassem juntos. Sofrimento para essa pobre moça não faltou. O rapaz a largou no altar, disse não na hora do sim e fugiu com sua irmã grávida para a Irlanda. Gostei demais das transformações dessa personagem. Assim que ela vê que todos têm pena dela, ela se fortalece, vai para a capital estudar e se torna uma grande empresária no segmento das pedras preciosas. Ela é a excelente Maria Flor, eu adoro essa atriz e acompanho a sua carreira há um tempo. Principalmente desde que ela me emocionou em Cabocla. Ele foi interpretado por Thiago Lacerda. Sua irmã voluntariosa e mimada foi interpretada por Malu Mader.

Outro casal que eu amava era do Max e da Pérola. Eles também sofreram um bocado para conseguirem viver o seu amor. Eliane Giardini estava maravilhosa e eu gosto muito do Werner Schünemann. A trama de Eterna Magia tinha muitos segredos. Muitas histórias traziam segredos demais. Era muito interessante.

Em Eterna Magia apareceram ótimos atores. Eu e minha mãe delirávamos com a Suzana, interpretada divinamente por Daniela Fontan. Adorava quando ela tentava explicar o sumiço do "bibelau". Ou as desculpas quando ela dormia no sofá da patroa. Outros atores que gostei muito foram: o estrangeiro Pierre Kiwitt, os divertidos Eduardo Mancini e Nica Bonfim, que tiveram um final emocionante e lindo, a bela Milena Toscano que o 007 é fã, o gato do Vinicius Manne, minha mãe também suspirava por ele.


Eu adorava as famílias principalmente porque muitas eram pouco ortodoxas. A do Joaquim, interpretada maravilhosamente pelo Osmar Prado era a mais complexa. Ele largara a mulher porque se envolvera com outra. Só que ele descobre depois que ela morre que a maioria dos filhos que ele acha que teve com ela não eram dele, mesmo assim ele cria todos, claro, ele teve tem dificuldade de aceitar os "filhos", mas nunca deixou de amá-los. E ele ainda se casa de novo. A história deles era linda e os atores desse núcleo eram excelentes: Ana Carolina Godoy, Rafaela Victor, Guillermo Hundadze, Rita Guedes, Isabelle Drummond e Lara Rodrigues. Adorava também a família da Loretta, interpretada pela Irene Ravache e sua afilhada Marcella Valente.

Outra família maravilhosa era encabeçada pela incrível Cleyde Yáconis, com Aracy Balabanian, Isaac Bardavid, Thiago de Los Reyes, Cauâ Reymond e Marco Pigossi. Adorava ainda a família cômica dos donos do hotel e padaria da cidade, interpretados pela a doce Lívia Falcão, o simpático Carl Schumacher.
A trilha sonora também era muito bonita, tanto que minha mãe pediu que eu comprasse os dois CDs, nacional e internacional, para ela.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

ED Wood

Assisti Ed Wood (1994) de Tim Burton no Cinemax. Eu sempre quis ver esse filme, até mesmo quando esteve em cartaz nos cinemas. Nunca consegui! É realmente excelente! Johnny Depp arrasa. Ed Wood foi um cineasta. Seus filmes sempre foram detonados pela crítica. Hoje até são cultuados como filmes B. E o jeito do Ed Wood trabalhar era muito engraçado.

Sempre sem grana, sempre complicado ele se junta a um velho ator do terror, Bela Lugosi, interpretado magistralmente por Martin Landau. Ele acaba ajudando o falido e velho ator e realiza seus últimos filmes. O filme vai até o momento do último filme com Bela Lugosi, o restante de sua vida é contada em narração. Sempre Ed Wood achava que aquele seu último filme ia lançá-lo ao estrelado e ser o seu sucesso, mas parecer que todos foram sempre detonados pela crítica. Só depois de muitos anos é que passou a ser cultuado e teve admiradores pelo seu estilo amalucado.



As atrizes que interpretam as mulheres no filme são Sarah Jessica Parker, Patrícia Arquette e Lisa Marie. Bill Murray também está no elenco.

Ed Wood é um filme divertidíssimo e ganhou 2 Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Martin Landau) e Melhor Maquiagem e Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Martin Landau).


Beijos,


Pedrita

domingo, 4 de novembro de 2007

A Paixão de Ana

Assisti A Paixão de Ana (1969) de Ingmar Bergman no Telecine Cult. É um dos meus diretores preferidos, mas esse é um dos mais difíceis de assimilar, isso porque há muitas cenas com animais e eu tenho muito dificuldade de ver. Um homem vive sozinho. Ele acaba conhecendo uns vizinhos, um casal e a Ana.

Todos têm histórias difíceis no passado e todos parecem manter alguns comportamentos sádicos. Tanto que não temos idéia sobre quem é que faz as maldades com os animais, porque todos poderiam ser, porque são estranhos, ou como todo ser humano, tem lados escuros e em A Paixão de Ana tudo fica mais evidente. Mas nunca ficamos sabendo.

Bergman filma ainda os atores falando o que pensam sobre os seus personagens e essa filmagens entram no meio do filme, em alguns momentos. É muito interessante! Uma aula e tanto de cinema.


As atrizes também são lindíssimas: a bela Liv Ullmann como Ana e Bibi Andersson. Os dois homens são Max Von Sydow e Erland Josephson.



Beijos, Pedrita