quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

As Filhas do Vento



Assisti As Filhas do Vento (2004) de Joel Zito Araújo no Canal Brasil. Sempre quis ver esse filme, tentei inclusive ir ao cinema, mas só conseguir ver Vida de Menina que estreou na mesma época. Assim que vi que ia passar no Canal Brasil avisei minha mãe, que amou o filme tanto quanto eu e me ligou no final igualmente emocionada. É um lindo roteiro de Di Moretti sobre uma família, suas lutas e vitórias. A edição de Isabela Monteiro de Castro é toda entrecortada.
Começa com a morte do pai, no velório na igreja e As Filhas do Vento entrando. Depois segue para a história dessa família. Um pai austero, como todos da época. Agravado pelo trauma de uma esposa que o abandonou por uma vida "melhor" na cidade grande. O pai é interpretado maravilhosamente por Milton Gonçalves.

O elenco é simplesmente maravilhoso: Ruth de Souza, Léa Garcia, Taís Araújo, Maria Ceiça, Dani Ornellas, Thalma de Freitas e Rocco Pitanga. São duas irmãs com escolhas e vidas diferentes, com filhos e netos iguais. A intolerância pelas escolhas dos outros, pelos desejos e anseios dos outros. É um filme muito feminino. Adorei um lindo texto que o Milton Gonçalves fala sobre As Filhas do Vento. Também uma personagem é escritora e ela declama um poema que adoro da Elisa Lucinda, Aviso da Lua que Menstrua.
As Filhas do Vento foi premiado do 32º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino com Joel Zito Araújo - melhor diretor; Milton Gonçalves - melhor ator; Léa Garcia - melhor atriz; Ruth de Souza - melhor atriz; Taís Araújo - melhor atriz coadjuvante; Thalma de Freitas - melhor atriz coadjuvante; Rocco Pitanga - melhor ator coadjuvante e Prêmio Da Crítica.
Música do post: Iara Mãe D'água - Milton Nascimento. Não achei a música desse compositor que toca no filme que é belíssima. Coloco essa que é igualmente bonita.



Beijos,


Pedrita

7 comentários:

  1. Pedrita, eu poderia dizer que "deu água na boca". Esse eu vou fazer de tudo para assistir. Aquele meu amigo da locadora tem uma seção só dos nacionais...
    aqueta-2.zip.br

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é maravilhoso!!! Assisti quando passou no Festival de Gramado. O elenco é um dos melhores do cinema nacional.

    Sobre a música do post nem tem o que dizer, perfeita!!!!

    Mudando de assunto, ontem vi "A Promessa", no Telecine Cult. Fiquei pensando que é o tipo de filme que também te interessa, você já viu?

    ResponderExcluir
  3. aqueta, tente que esse filme é muito bom.

    que honra camila ter visto no festival de gramado, sempre quis ir no festival. é muito bom mesmo esse filme.

    quintela, quem sabe um dia chega.

    ResponderExcluir
  4. Pedrita,no dia que passou eu vi umas cenas, mas o filme já tinha começado então nem fiquei vendo. Curiosamente vi exatamente a cena que tem a foto aqui, da Taís Araújo cozinhando e conversando ( quase brigando , né?) com o pai.

    Fiquei curiosa!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Comentário idiota: O que detesto no cinema brasileiro é a quantidade de logos de patrocinadores que passam antes do filme começar... :P

    E até no poster que você colocou aê, dá pra pensar que é um filme da Petrobrás, e não o Filhas do Vento...

    ResponderExcluir
  6. tati, acho que isso vem mudando. antes muitos filmes levavam horas pra começar com letreiro de tudo, se bobear até dos motoboys que ajudaram no filme. mas hoje já fazem começos ágeis, com poucos letreiros e cartazes bacanas.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!