sábado, 9 de fevereiro de 2008

O Conformista


Assisti O Conformista (1970) de Bernardo Bertolucci no Telecine Cult. Uma co-produção entre França, Alemanha e Itália. Resolvi no domingo de carnaval aceitar a sugestão do blog do Marcelo Janot e ver esse filme, amo esse diretor, vocês se lembram que recentemente vi dele O Céu que nos Protege. O Conformista não é o meu preferido, mas é genial. Estranhamente e coincidentemente o último livro e esses dois últimos filmes são do mesmo período. O Conformista é baseado no livro de Alberto Moravia.


Como disse Janot, esse filme tem uma visão mais intimista do momento político. O Conformista busca sua satisfação pessoal, alimentar sua curiosidade. Apesar de trabalhar para a política e para o regime fascista existente no seu país, a Itália, ele parece estar mais preocupado consigo mesmo, do que com as questões globais do momento que está inserido. Ele viaja com sua mulher para Paris para investigar e lá se aproxima de um professor e sua mulher.


O Conformista é de uma beleza estética arrebatadora, a direção de fotografia é maravilhosa. Nosso protagonista é interpretado pelo ótimo Jean-Louis Trintignant. As belas mulheres por Stefania Sandrelli e Dominique Sanda. O professor por Enzo Tarascio.

Música do post: Swing valse (1940) - Precisa clicar no play porque o AutoPlay não está funcionando.


Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Ainda não consegui assistir. Toda vez que passa, há algum impedimento.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Tb não assisti ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Mais uma boa dica! Eu sempre gosto de vim aqui, pois durante a semana, normalmente assito 3 filmes, e no fim de semana meu esposo sempre traz dois filmes, eu vou anotando as tuas dicas, e se tem na locadora do trabalho dele, ele traz pra mim! Nao é bacana?

    ResponderExcluir
  4. Eu também vi no Telecine durante o Carnaval e gostei muito!

    ResponderExcluir
  5. liz, que bacana, eu pego algumas dicas no blog do marcelo janot.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!