sábado, 19 de julho de 2008

O Iluminado


Assisti O Iluminado (1980) de Stanley Kubrick em DVD na casa da minha amiga. Eu tinha loucura em ver esse filme, mas parecia que ele sempre fugia de mim. É de um gênero que adoro e ainda com esse diretor, não queria perder. O Iluminado é baseado no livro do Stephen King que agora quero muito ler, já anotei na minha lista. Jack Nicholson está excelente, também gostei demais dos atores que contracenam com ele, Shelley Duvall e o lindo menininho Danny Lloyd. Outro que está no elenco é Scatman Crothers. Nosso protagonista aceita o emprego de cuidar de um hotel que fica fechado no inverno. Ele e sua família ficarão isolados até a primavera. Me surpreendi quando tinha passado mais de um mês e eles continuariam lá. Não tinha idéia que hotéis ficassem fechados tanto tempo.

Ele é um escritor e seu comportamento começa a mudar depois de um tempo naquele lugar. Vou falar detalhes do filme: Me surpreendi que O Iluminado não é ele e sim seu filho. Que seu filho tem um dom de ouvir uma voz que conta o passado e o futuro. O menino é uma graça. Só participou de mais uns dois ou três filmes e nunca mais.
O hotel que é filmado é absolutamente maravilhoso! O lugar é muito lindo! As paisagens no início na viagem são estonteantes. Gostei demais também do apartamento que eles entram. Nesse DVD há um making of que a filha do Kubrick fez, Vivian Kubrick. Ela mostrou várias cenas e como eram realizadas. As escolhas de câmera de Kubrick para O Iluminado eram geniais. É estranho ver depois o making of e tanta gente nos corredores. Tinha acabado de ver um filme tenso com só três pessoas naquele hotel vazio. Muda muito o clima ver tanta gente na preparação e filmagem. Genial!

A trilha sonora também é belíssima, Bela Bartók e o polonês Krzysztof Penderecki. Adoro esses compositores.


Músicas do post: Bartok - Sonata for solo violin

E: Janine Jansen - Penderecki - Clarinet Quartet - 2006-12-28



Youtube: shining
O youtube é uma diversão a parte, inúmeras cenas do filme, paródias, trechos do making of.








Beijos,

Pedrita

16 comentários:

  1. Pedrita, eu vi esse filme no écran gigante 70 mm superscopp e som souroude há anos no cinema e ainda fico com pelos arrepiados de algumas cenas que ficaram para sempre gravadas na minha consciência! Fabuloso! Master piece!-----------------------

    Quanto ao seu comment ao meu blog, do ecléctico...eu respondi la´!Viu?

    ResponderExcluir
  2. Amo esse filme. Inesquecível!

    O making of do DVD é genial.

    ResponderExcluir
  3. Este é um dos filmes que todo mundo viu, menos eu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ...ando perdido em "releituras" de Estamira. Abraços poéticos.

    ResponderExcluir
  5. Foi o primeiro DVD que eu comprei quando comecei a montar a minha videoteca. É estupendo! Nicholson na excelência da forma, sendo dirigido pelo mago da Imagem Kubrick. Um dos motivos pelo qual vou fazer meu TCC sobre o cineasta, é esse filme. Merece várias revisões (pois a cada vez que se assiste, fica-se surpreso com o número de interpretações novas que você percebe).

    Discutir mídia e cultura?
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Vi esse filme 2 vezes, a primeira vez logo que foi lançado na década de 80. É este tipo de terror de que eu gosto. Acho até que o Jack Nicholson, depois desse filme, demorou um pouco para deixar de fazer aquelas caras de louco em outros filmes!
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Nossa Pedrita !!!

    Terminei de ler esse livro faz puco tempo e ontem escrevi um texto sobre ele para publicar mais tarde.

    O filme eu cheguei a ver metade, de madrugada, mas não fui até o fim por causa do sono. Fiquei muito curiosa em saber o final por isso escolhi esse livro para ler.

    No livro percebemos que o menino é o Iluminado desde o começo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  8. Tá aí, esse filme eu também não vi... Boa lembrança. Eu gosto do Jack Nicholson.

    ResponderExcluir
  9. Pedrita, estás a ver a vantagem da idade? Eu li o livro antes de ver o filme, que já vi umas duas ou três vezes na TV. O filme é óptimo mas o livro é um dos melhores de S. King. Graças a Deus leio-o no original, o que me evita muitas irritações por causa de erros e defeitos de tradução.
    Acho que Nicholson, (que é um dos meus actores preferidos) está ficando gordo mas gostei de o ver há pouco num filme que aqui corre com o título de "Nunca é tarde demais" (original: "Kick the bucket"), embora muita gente diga que ele está estragado como actor. Adorei, dele, "melhor é impossível", "Alguém tem que ceder" e sei lá mais quantos!
    Mas o actor capaz de me tirar do sério é Clint Eastwood (como actor e realizador) e, pela aparência, Harrison Ford. Tom Hanks vejo como um filho, não acha estranho?
    Será que estou ficando senil?
    Vou deixar uma informação nos Incans´´aveis para você também. Um beijo da Avó Pirueta.
    PS. Tenho apreciado seus comentários sobre educação. Eta, moça que sabe no mundo em que está!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Muito boa a dica da peça A Megera Domada! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti esse filme na Record, há muitos anos, e foi dividido em quatro episódios e isso tirou a tensão do filme. Não lembro de detalhes, mas coincidentemente estou lendo o livro (falta um tiquinho pra terminar!) e estou adorando, mesmo tendo um certo "problema" com os livros do Stephen King (sempre fico meio perturbada com as histórias dele, acho que seus textos são muito carregados de tensão psicológica e elas fazem efeito em mim, hehehe). Ainda tenho que rever o filme pra fazer uma comparação com o livro ;-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ah, te indiquei um selinho de qualidade lá no blog!

    ResponderExcluir
  13. dois filmes seguidos que me faltam ver... e se o anterior talvez tenha sido culpa minha, este não tive oportunidade ainda, nem tinha despertado para ele, mas aguçou-se o apetite. O solaris já estava na minha lista de filmes a ver...
    por norma não gosto de ler livros após ver o filme, mata-me a criação das minhas personagens, fico refém do texto do escritor, das imagens do realizador e sem espaço para a minha imaginação.

    ResponderExcluir
  14. Uma das grandes obras-primas de Kubrick, que ofereceu novos universos ao cinema, porque foi aqui que pela primeira vez se utilizou a steady-cam na famosa perseguição no labirinto, uma interpretação extraordinária de Jack Nicholson.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  15. clap, no cinema esse filme deve impressionar mais ainda.

    ana maria, amei o making of da filha do kubrick.

    marion, eu era tb menos eu.

    carlos, eu pouco faço releituras.

    roberto, kubrick é bárbaro mesmo.

    dê, é o tipo de terror q tb gosto.

    elvira, eu quero ler o livro. eu percebi que o menino é o iluminado logo no início tb.

    aqueta, eu tb gosto do jack nicholson.

    maria do carmo, acho q nunca li nada do stephen king.

    renata, bobagem mesmo da record dividir o filme em episódios.

    geocrusoe, tanto filme como livros me despertam a curiosidade de ver ou ler depois. gosto de ver as escolhas de um e do outro.

    paula e rui, é incrível a cena do labirinto.

    ResponderExcluir
  16. Pedrita: Um presente para vc.
    http://paixoesedesejos.blogspot.com/search/label/Stanley%20Kubrick

    ResponderExcluir

Cultura é vida!