sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Retorno

Fui na pré-estréia do filme O Retorno (2008) de Rodolfo Nanni no HSBC Belas Artes. O diretor retoma um projeto de um filme de 1958. Esse projeto seria inserido em um grande filme com registros de fome de vários países. Como não foi finalizado o diretor lançou a sua visão das secas e do êxodo rural em 1958 no documentário O Drama das Secas. Agora ele resolveu fazer o mesmo percursso e obter relatos de como a região está hoje. O diretor entrevistou principalmente pessoas que estavam em 1958 na região. Há algumas ações paliativas como o Bolsa Família, um açude, mas tudo de forma precária e não objetiva. O açude não leva a água para regiões próximas, não tem sistemas de irrigação. A falta d´água é complementada por caminhões pipas. Um entrevistado inclusive ressalta que seria bem mais barato colocar tubulações para as cidades próximas do açude do que enviar por caminhões pipa d´água. Vários comentam promessas, totalmente diferentes entre si, mas sem saberem se serão concretizadas. Há inclusive incoerências, como uma família que relata que o sindicato insistia que elas se mudassem de sua casa para uma tenda porque só assim teriam o registro da terra. Sendo que uma conta que a mãe vive lá desde a infância. Não conheço as questões legais, mas fiquei na dúvida se ela não teria já o direito ao uso capião. E achei estranho a exigência de morarem em tendas. A sensação é essa. Tudo muito confuso e pouco prático. Igualmente me impressionou a escola onde a professora começou a dar aulas aos 16 anos. Ela ensinava o que sabia a quem não tinha conhecimento algum. E é assim até hoje. E de outra que ia nas árvores ler para as crianças e com a morte da avó criou o lugar para estudos na casa da família. Ações por conta própria de quem mora na região.

O Retorno foi vencedor do prêmio de melhor direção e fotografia da 12º edição do Cine PE – Festival do Audiovisual de Pernambuco. E realmente a fotografia de Roberto Santos Filho é belíssima. Gostei demais também da trilha sonora de Anna Maria Kieffer. Não achei músicas da trilha. A estréia deve acontecer em breve nos cinemas.
Música do post: Orlando Silva - Terra seca


Beijos,

Pedrita

5 comentários:

  1. Não conhecia, vou aguardar a estréia. Gostei da iniciativa da professora, é uma forma de não deixar a situação piorar.

    ResponderExcluir
  2. Agora que as férias já terminaram, espero voltar ao cinema...

    ResponderExcluir
  3. é verdade ana maria. pena que uma região precise de corajosos assim e falte tanto incentivo a educação e saúde.

    violeta, eu também espero conseguir voltar a ir ao cinema.

    aqueta, vc vai gostar.

    ResponderExcluir
  4. oi gente.
    amanha, 5ºf dia 28/08 haverá uma exibição gratuita no Cine BomBril, com distribuição de ingressos a partir das 19h e sessao começando as 20h.

    e para quem nao assistir no BomBril, o filme tem estréia comercial na sexta feira, 29 de agosto, em SP (Arteplex Frei Caneca).

    ResponderExcluir

Cultura é vida!