quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Casablanca

Assisti Casablanca (1942) de Michael Curtiz no TCM. Sim, eu nunca tinha visto esse filme. Era uma sensação estranha não ter assistido algo que todo mundo tinha visto, inúmeras vezes até, lembrar falas, trechos, e você nunca ter visto nada. O roteiro é baseado na peça de Murray Burnett e Joan Alison. É difícil falar de um filme que muitos conhecem tanto. Casablanca é ambientada na Segunda Guerra Mundial, em uma região aparentemente neutra onde muitos refugiados tentam vistos para ir para a América.

Nosso protagonista é dono de um promissor bar em uma cidade onde é visitado por uma antiga conhecida sua. Todos estão excelentes como o belo casal romântico interpretado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Outros do elenco são: Paul Henreid, Peter Lorre e Dooley Wilson.
Casablanca ganhou 3 Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Casablanca imortalizou a canção As Time Goes By.
Música do post: As Time Goes By

Get this widget Track details eSnips Social DNA
Youtube: As Time Goes By


Beijos, Pedrita

7 comentários:

  1. Você sabia que, na cena da despedida no aeroporto, Bogart está em um banquinho pois ele era mais baixo que a Ingrid? Aliás, ela está muito bonita nesse filme, mas confesso que não é dos meus filmes preferidos. Acho a história bem sem sal.
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Este filme é uma loucura.
    Claro que o Bogart está num banquinho, pois ele era um homem pequeno e a Ingrid era sueca...
    as escandinávias sao altíssimas!
    A Ingrid Bergman era lindíssima e uma excelente actriz. Sou uma grande admiradora e adoro todos os filmes dela, mesmo os piores.
    A história tem muito sal, mas Hollywood deixou a parte política
    em segundo plano.
    O actor que interpretava o marido dela era alemao e teve de ir para os Estados Unidos por causa do Hitler.
    Bem, Pedrita, depois desta posta só há uma coisa a fazer: tornar a ver este filme de culto. Tenho o Vídeo.

    Saudacoes de Düsseldorf sem Bogart!

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedrita!
    Durante anos vimos este filme na televisão e depois comprámos o video, mas no dia em que o vimos pela primeira vez num grande écran na cinemateca portuguesa, ficámos simplesmente deslumbrados. Até quase ao final da rodagem, ninguém sabia que destino dar àqueles três personagens.
    No dvd lançado no mercado há um excelente documentário sobre a feitura do filme.
    Beijinhos
    Paula e Rui Lima

    ResponderExcluir
  4. hehehehe... Esse aí eu também já assisti. Nem acreditei quando você disse que não tinha visto ainda...

    ResponderExcluir
  5. Oi Pedrita.

    Tenho que confessar que nunca assisti este filme inteiro. Somente trechos ...

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  6. Mais vale tarde do que nunca...e concordará que andou muitos anos a perder uma obra-prima.

    ResponderExcluir
  7. dê, eu me lembro dessa história.

    ematejoca, ingrid é belíssima mesmo. e o bogart too.

    paula e rui, eu tinha visto só alguns trechos em matérias sobre cinema.

    aqueta, hehe, nem eu acreditei hehe.

    elvira, é lindo

    quintela, sinto culpa há anos hehe.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!