quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Capitu

Assisti Capitu (2008) de Luiz Fernando Carvalho na TV Globo. Essa maravilhosa minissérie foi baseada na obra Dom Casmurro de Machado de Assis. Esse diretor está entre os meus preferidos, suas criações são verdadeiras obras de arte e com Capitu não foi diferente. Ele escolheu contar em um formato mais parecido ao teatro que a televisão. Também utilizou o narrador como o autor escreveu. Então tivemos todas aquelas frases surpreendentes de Machado de Assis, que fala com seu leitor e só nos desconcerta. Eu li Dom Casmurro há vários anos e é minha obra preferida de Machado de Assis.
Tudo foi impecável, figurinos, elenco, edição. Capitu jovem marcou a estréia da belíssima Letícia Persiles. Eu gosto muito do ator que fez o Bentinho jovem, o César Cardadeiro, eu já gostava dele em Malhação. E ele também esteve no elenco de o Sítio do Picapau Amarelo.
A Capitu adulta foi interpretada pela bela e talentosa Maria Fernanda Cândido e o Bentinho por Michel Melamed, que arrasou. O belo Escobar foi interpretado por Pierre Baitelli. Adorei os personagens que circundavam Bentinho interpretados por incríveis atores: Eliane Giardini, Antônio Karnewale, Izabella Bicalho, Rita Elmôr, Charles Fricks, Sandro Christopher, Bellatrix e Alan Scarpari. Gostei muito da música principal e da trilha sonora. Só em alguns momentos que utilizaram algumas músicas pop muito conhecidas, podiam ser igualmente originais com as principais. Os figurinos belíssimos foram concebidos por Beth Filipecki.

Youtube: Musica da Minissérie Capitu-1









From Mata Hari e 007



Beijos,

Pedrita

12 comentários:

  1. Pedrita, eu também gostei muito desse livro quando o li no ginásio.

    Pelas cenas que vi aqui, deve ter sido fantástico!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedrita

    Venho linká-la e ver as novidades. Machado de Assis é muito conhecido em Portugal e muito lido.

    Hoje acordei muito tarde para o meu costume e ainda estou ensonada.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Obrigada pela visita que fez ao "Cantinho...".
    Conheço alguns dos actores deste filme, graças às telenovelas brasileiras que passam em Portugal, mas o filme não! Cá chegam apenas os grandes, grandes sucessos.
    A hospitalidade beirã tem a ver com o acolhimento que as pessoas das Beiras (zonas interiores a meio de Portugal), nomeadamente da cidade da Covilhã, têm quando recebem visitas.
    Um beijo
    Paula Nunes Lima

    ResponderExcluir
  4. Esqueci-me de dizer que as imagens do trailer são de uma grande plasticidade, muito belas. Entretanto reparei numa postagem mais antiga e fui ver, sobre o Instituto italiano, é verdade o que a Pedrita diz, ingenuamente também pensei que as publicações através da net seriam de partilha, mas por acaso fui dar com imagens minhas num blog que nem frequento e estão lá como se fossem da pessoa que tem esse blog. O que me vale é ter todo o processo de criação das imagens e os layers. Não devia ser assim, porque não entendo o que ganham essas pessoas.

    Mas a informação sobre os direitos autorais é sempre uma mais valia e bastante oportuna.

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. oi pedrita; como o meu grande amor são os livros, não adianta rs, nesta série, eu achei que tudo se passou muito rápido, o que não acontece com o livro, e ainda mais em ano de Machado, Dom Casmurro é uma das maiores obras da Literatura Brasileira e Mundial, o post está ótimo mas a Globo que me desculpe, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Pê, eu concordo com o Marquinhos...a televisão, as vezes ou na maioria delas, deixa mesmo a desejar; foi o caso de Capitu. Mas adorei seu post, Maria Fernanda estava como sempre, bela. ;)bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita

    Vi agora a sua pergunta. Não foi no seu blog Pedrita, foi num que eu nem sequer visito, só fui lá uma vez por me terem alertado e nem quero voltar para não me incomodar. O comentário sobre o instituto italiano foi a propósito do que me aconteceu, por ter achado o seu post muito pertinente para quem navega na net.

    Bejinho,
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Belo livro,bela minissérie,Capitu arrasando tanto na primeira quanto na segunda fase.Que venha Maísa:quando fala o coração!

    ResponderExcluir
  9. oi pedrita, encontrei um link sobre erros de filmagens espero que goste:
    http://www.moviemistakes.com/best.php
    ( depois é claro pode apagar o comentário ), bjs

    ResponderExcluir
  10. georgia, é bárbaro mesmo.

    paula e rui, não sei se as minisséries da globo viajam, mas que eu saiba sim. se passar aí acho que vão gostar.

    isabel, é verdade, aquele post sobre o evento de direitos autorais é muito pertinente nos dias de hoje.

    elaine, capitu é belíssimo mesmo, e impecável com machado de assis. tb aguado maysa.

    marcos, obrigada

    ResponderExcluir
  11. Pedrita, a minissérie foi um primor.

    Infelizmente algo tão lindo foi ao ar num horário ingrato, muito tarde. Adorei os atores, cenários, figurinos. Foi maravilhoso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Pena que essas miniséries passam tão tarde da noite. Eu nunca consigo esperar. Vou esperar uma reprise ou quando sair em vídeo.
    Denise

    ResponderExcluir

Cultura é vida!