sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Retorno

Fui na pré-estréia do filme O Retorno (2008) de Rodolfo Nanni no HSBC Belas Artes. O diretor retoma um projeto de um filme de 1958. Esse projeto seria inserido em um grande filme com registros de fome de vários países. Como não foi finalizado o diretor lançou a sua visão das secas e do êxodo rural em 1958 no documentário O Drama das Secas. Agora ele resolveu fazer o mesmo percursso e obter relatos de como a região está hoje. O diretor entrevistou principalmente pessoas que estavam em 1958 na região. Há algumas ações paliativas como o Bolsa Família, um açude, mas tudo de forma precária e não objetiva. O açude não leva a água para regiões próximas, não tem sistemas de irrigação. A falta d´água é complementada por caminhões pipas. Um entrevistado inclusive ressalta que seria bem mais barato colocar tubulações para as cidades próximas do açude do que enviar por caminhões pipa d´água. Vários comentam promessas, totalmente diferentes entre si, mas sem saberem se serão concretizadas. Há inclusive incoerências, como uma família que relata que o sindicato insistia que elas se mudassem de sua casa para uma tenda porque só assim teriam o registro da terra. Sendo que uma conta que a mãe vive lá desde a infância. Não conheço as questões legais, mas fiquei na dúvida se ela não teria já o direito ao uso capião. E achei estranho a exigência de morarem em tendas. A sensação é essa. Tudo muito confuso e pouco prático. Igualmente me impressionou a escola onde a professora começou a dar aulas aos 16 anos. Ela ensinava o que sabia a quem não tinha conhecimento algum. E é assim até hoje. E de outra que ia nas árvores ler para as crianças e com a morte da avó criou o lugar para estudos na casa da família. Ações por conta própria de quem mora na região.

O Retorno foi vencedor do prêmio de melhor direção e fotografia da 12º edição do Cine PE – Festival do Audiovisual de Pernambuco. E realmente a fotografia de Roberto Santos Filho é belíssima. Gostei demais também da trilha sonora de Anna Maria Kieffer. Não achei músicas da trilha. A estréia deve acontecer em breve nos cinemas.
Música do post: Orlando Silva - Terra seca


Beijos,

Pedrita

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Efeito Borboleta 2

Assisti Efeito Borboleta 2 (2006) de John R. Leonetti na HBO. Tinha gostado muito do primeiro, resolvi assistir. É um bom filme! Não há mais tanta novidade, não chega a ser tão excepcional como o primeiro, mas é muito bem construída a trama. Bem inteligente! Nosso protagonista é interpretado pelo Eric Lively. Os seus três amigos, incluindo a mulher que ama, por Erica Durance, JR Bourne e Gina Holden.


Como no primeiro, nosso protagonista tem a possibilidade de voltar no tempo e retomar de forma diferente as suas escolhas e fatos. Novamente debate o nosso desejo de mudar o passado e achar que talvez com essa transformação tudo seja melhor. Mas esquecemos que conseguimos mudar os nossos atos e não as conseqüências deles. É muito interessante!



Música do post: Butterfly Effect

Youtube: Butterfly Effect 2 Trailer




Beijos, Pedrita

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ariadne em Naxos

Assisti a ópera alemã Ariade auf Naxos de Strauss no Theatro Municipal de São Paulo. É belíssima essa ópera, com um libreto de Hugo von Hofmannsthal brilhante e uma música maravilhosa. A montagem teve a direção cênica e cenários de André Heller-Lopes e direção musical e regência de José Maria Florêncio. Os inúmeros figurinos são de Marcelo Marques.

O roteiro é muito interessante, permeado por uma música majestosa. Um mecenas contratou um compositor para escrever uma obra para seus convidados. Mas sem consultar o compositor, contrata um grupo para divertir os convidados no intervalo. O compositor se rebela e o mecenas diz que quer as duas obras juntas. Em um contato do compositor com a artista do núcleo cômico, ele aceita misturar as duas obras.
Começa então a ópera onde duas mulheres totalmente diferentes travam suas batalhas da solidão. Uma sucumbindo ao amor de um homem que partiu e a outra se divertindo com vários homens. Ariadne é interpretada por Eiko Senda. Zerbinetta por Andrea Ferreira. O compositor por Denise de Freitas e o amado que partiu por Marcello Vannucci. Como a obra tem duas partes há vários músicos no elenco. Na atuação está Caio Ferraz. No canto completam o elenco: Edna D´Oliveira, Adriana Clis, Gabriela Pace, Leonardo Neiva, Carlos Eduardo Marcos, Paulo Queiroz, Diógenes Gomes, Homero Velho, Sergio Weintraub e Flavio Leite.

Música do post: Zerbinetta's Aria
Youtube: Zerbinetta's aria, 2/2
Reri Grist. Ariadne auf Naxos, Karl Böhm, Kleines Festspielhaus, Salzburg, 21 August 1965





e
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Fui na 20ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Eu gosto muito desse evento, adoro livros e gosto de ver várias editoras reunidas. Eu gostava mais quando era na ExpoCenter Norte porque achava que o local tinha mais infra-estrutura. O evento é de grande porte e acho o Anhembi pequeno em estacionamentos e banheiros. Mas de qualquer forma adoro esse evento. Achei essa edição um pouco reduzida, mas gostei muito de ver um estande do site Submarino por lá. É um dos sites que gosto mais de adquirir livros.

Já faz um tempo que eu compro os livros em sites virtuais. Comecei com o Submarino que continua excelente e hoje compro em paralelo com a Fnac que às vezes tem preços infinitamente melhores. E gosto da Livraria Cultura porque tem um acervo mais completo. Quando não acho nos outros é uma ótima saída. Na Bienal do Livro eu adoro sempre o estande da Companhia das Letras. Eles estão com algumas poucas promoções, principalmente de livros policiais. E eles dão descontos para professores. Tem que estar com o crachá de professor para ter o desconto. Se vocês tiverem vontade de comprar um livro dessa editora, dirijam-se ao estande do Submarino, que está perto, e vejam lá quanto o livro está custando. Eu achei um livro quase R$ 20,00 a manos. É engraçado comprar no estande do Submarino na Bienal do Livro. Você usa o computador deles, como se estivesse em casa, e compra. Depois o livro vai chegar pela entrega no seu endereço. A promoção é que o frete é grátis, mas eles estão com tantos descontos pra comemorar a Bienal do Livro que está incrível. Na internet mesmo vocês podem partilhar essas promoções.



Além de comprar em sites, de vez em quando eu compro em um sebo no centro. Em livrarias físicas eu só compro ao menos um quando vou a elas por algum motivo, evento ou passeio, aí eu não resisto e me permito comprar um livro. Também recentemente adquiri essa Coleção da Folha. Os que eu já tinha ou já tinha lido eu passei para a minha irmã.

Música do post: LEGIÃO URBANA - 15 - O LIVRO DOS DIAS




Beijos,
Pedrita

domingo, 17 de agosto de 2008

Mara Zampieri


Fui ao recital da soprano italiana Mara Zampieri no Theatro São Pedro, em São Paulo. Foi na série Grandes Vozes. Ela foi acompanhada pelo pianista brasileiro Marco Antonio Bernardo. O repertório foi belíssimo e adorei suas interpretações. As que gostei mais foram: Cilea, Vita breve (una lettera), de Cimara, Spiando ai vetri. E de Carlos Gomes a ária Quale orribile peccato da ópera Fosca.
Ainda no repertório: Beethoven, Ah, perfido!, Rossini, L ‘ ultimo ricordo, Massenet (foto), Elegie tristesse du soir, Wagner, Träume, Tosti, Lasciami! Lascia ch’io respiri, Quatro canzoni d’Amaranta”, Ferrari, Quando ti vidi, Menotti, Rassegnazione, Canti della lontananza, Cilea, Io son l’umile ancella da ópera de Adriana Lecouvreur e de Puccini, Vissi d’ arte da ópera Tosca.

O pianista interpretou Lizt, Transcrição do Liebestod da ópera Tristão e Isolda de Wagner, Parafrase da ópera Rigoletto de Verdi e de Giordano, Notturno da ópera Fedora.
Foi um bonito recital. Os ingressos custavam apenas R$ 20,00.

Música do post: Ah! Non mi ridestar (Werther)
"Gigli en el Carnegie Hall" (Massenet). Piano: Dino Fredi
Youtube: Casta Diva - Norma Contest - Mara Zampieri







Beijos,

Pedrita