quarta-feira, 15 de julho de 2009

A Outra Volta do Parafuso

Terminei de ler A Outra Volta do Parafuso (1898) de Henry James. Eu comprei esse livro daquela coleção da Nova Cultural que vendia nas bancas de jornais e vinham dois textos do Henry James, esse e Lady Barberina que li há um tempo. A maioria dos livros que localizei estão com o nome de A Volta do Parafuso e o original é Turn of the screw. Portanto imagino que seja só no Brasil que incluíram a outra no título. Mantive o título do que li na abertura do post. É um livro de terror, do gênero que gosto tanto em filmes. Fiquei impressionada como o autor consegue nos deixar tensos, curiosos e assustados com seu texto. Estou acostumada aos recursos que utilizam no cinema para provocar essas emoções e é incrível como alguém pode conseguir todas essas sensações pelo texto. Surpreendente!

Obra Retrato da Mrs. Daniel de Saussure Bacot (1830) de Samuel Finley Breese Morse (Isso mesmo, o criador do códito Morse) Eu não sabia que ele pintava.Esse retrato é da época em que o nosso nome era suprimido e era o do marido que aparecia.
A Outra Volta do Parafuso é sobre uma preceptora
que vai substituir uma que morreu.
Ela encontra duas adoráveis e sedutoras crianças.
Aos poucos ela vai descobrindo o segredo daquela família.
Há um filme sobre essa obra, mas ainda não vi,
o 007 já viu.

Obra O Peixe (1890)
de John LaFarge

A Outra Volta do Parafuso de Henry James
é outra obra que só anotei a frase inicial.
A leitura é tão instigante
que não queria parar para anotar.

“A história nos mantivera em suspense¸ em torno do fogo, mas à parte a óbvia reflexão de que era horrível, como essencialmente deve ser toda história estranha contada, numa véspera de Natal, em uma velha casa, não me lembro de que aventurou a dizer que era o único caso em que tal coisa acontecia a uma criança.”



Música: Fanfare for the Common Man Aaron Copland

Get this widget Track details eSnips Social DNA



Beijos,

Pedrita

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Meu pai disse ontem mesmo: você não lê mais livros? hehe... Estou sem tempo .. Preciso mudar a minha rotina... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedrita, nossa, eu fujo dos filmes de terror, quem dirá dos livros, mas admiro a sua coragem! Eu prefiro os romances!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm.....adorei seu post! :)

    O livro deve ser ótimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. fabio, os livros que leio ficam sempre ao lado do computador e carrego na maioria das vezes que saio. acabo lendo bastante mesmo com pouco tempo.

    sheila, adoro esse gênero.

    carla, acho q vai gostar.

    ResponderExcluir
  5. Henry James é um mestre da literatur,
    estou com um dele aqui,
    mas a literatura do curso não esta me dando oportunidade de ler ...

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedrita.

    Parece a historia de um filme com a Nicole Kidman. Acho que o nome do filme é "os Outros".
    Gostei muito.
    Vou anotar o nome do livro.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. elvira, sim, é a história desse filme. acho q vai amar o livro.

      Excluir

Cultura é vida!