sábado, 18 de julho de 2009

Se Meu Apartamento Falasse

Assisti Se Meu Apartamento Falasse (1960) de Billy Wilder no Telecine Cult. Sim, é verdade, eu nunca tinha visto esse filme. Já tinha ouvido muito minha família falar, mas nunca tinha visto. Eu assisti dessa vez com minha mãe que ficou espantada assim que começou o filme e descobriu que é somente O Apartamento. Ela gosta mais da nossa versão do título, eu gosto do título original O Apartamento. É genial e realmente o roteiro é muito original. É sobre um funcionário de uma companhia de seguros que tem 31 mil funcionários. Ele é só mais um número. Como ele empresta o apartamento para encontros dos diretores, sobe rápido na empresa. Eu fiquei abismada do filme falar de uma empresa com 31 mil funcionários em 1960, a superpopulação já começava e já criava problemas de empregos.
O nosso atrapalhado funcionário é interpretado pelo excelente Jack Lemmon, mais incrível que nunca. A mocinha é a linda Shirley MacLaine, novinha de tudo. O elenco continua excelente: Fred MacMurray, Ray Walston, Jack Kruschen, David Lewis e Hope Holiday. Eu adoro esses cartazes de filmes antigos, sempre procuro um que ache mais inusitado ou antigo pra postar.
Se Meu Apartamento Falasse ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Edição. 3 Globos de Ouro: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jack Lemmon) e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Shirley MacLaine). E Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Veneza.
Youtube: The Apartment - Trailer




Beijos,

Pedrita

10 comentários:

  1. Oi,
    sempre gostei desse filme, embora prefira "Quanto mais quente melhor" e outros títulos de Billy Wilder, como, por exemplo, "Crepúsculo dos deuses". Sem dúvida, foi um ótimo diretor. Você fez bem em vê-lo.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem adoro os cartazes dos filmes antigos, Pedrita.
    Ontem meu profeesor de Ofina de Textos passou o documentario do Peter Cohen, 'ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO',,,,, imperdivel.
    voce ja viu?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse eu vi há séculos atrás, numa madrugada insone, no SBT, acredite.
    Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim!!! Adoro este filme.
    Denise

    ResponderExcluir
  5. Pedrita, este é um destes filmes famosos que eu nunca vi. Fiquei curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedrita

    Fiquei com vontade de assistir.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Eu também assisti com a minha mãe e por indicação dela. Adorei! Gosto mais do título original.
    Tem outro do mesmo diretor passando no Telecine. Já disseram que é também é ótimo. Vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  8. Hoje vi A Era do Gelo, um mega sucesso que ainda não tinha visto e que já é até uma trilogia! Achei lindo!! Até chorei....vc viu?

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. olho de pombo, nunca ouvi falar desse documentário.

    elaine, inacreditável.

    marion, eu tb estava na lista do td mundo viu menos eu.

    ana maria, o telecine está fazendo um especial do diretor, vários estão na programação.

    carla, acho q não vou conseguir ver no cinema, vacas magérrimas por aqui.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!