sábado, 19 de dezembro de 2009

Big Band Jovem Roberto Sion

Fui a apre-sentação da Big Band Jovem Roberto Sion no MASP. Gostei muito! A curadoria é de Anna Maria Kieffer. São jovens tocando standarts jazz de várias épocas desde a década de 50 até mais recentemente. Foram dois blocos. Um com músicas tradicionais de Big Bands, com improvisações e depois as brasileiras. No repertório interpretaram músicas de Glen Miller, Dizzy Gillespie, Gilberto Gil, Tom Jobim, entre outros. Eu gosto muito de jazz e muitas interpretações me trouxeram recordações e saudades. A apresentação foi gratuita.


Youtube: Atibaia Big Band e Roberto Sion - "Quincy And The Count" - Arranjo Sammy Nestico



Beijos,

Pedrita

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Uma Noite na Ópera

Assisti ao concerto Uma Noite na Ópera no MASP. Foi um belíssimo concerto gratuito com árias de óperas. A curadoria foi de Anna Maria Kieffer. O regente foi Rodrigo Vitta, a frente da Orquestra Metropolitana com os solistas Silviane Bellato, soprano, e Marcello Vanucci, tenor. A orquestra fez duas homenagens a Villa-Lobos com a interpretação da Bachiana Brasileira nº 4 e a Melodia Sentimental. Da ópera Madama Butterfly de Puccini, a minha preferida cantaram duas árias. Ainda interpretaram trechos das óperas Tosca e Turandot de Puccini, La Traviata e La Forza Del Destino de Verdi. Foi um concerto maravilhoso!

Youtube: Nessum Dorma - Marcello Vanucci, regência Rodrigo Vitta



Beijos,

Pedrita

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Salão Italiano

Assisti ao recital O Salão Italiano na Pinacoteca. Foi o último recital desse série Salões Históricos que tem a curadoria de Anna Maria Kieffer. Igualmente belíssimo. Se apresentaram a soprano Claudia Riccitelli, o tenor Martin Muehle e o pianista Aimar Santinho. Anna Maria Kieffer contou sobre um Salão Histórico italiano durou muito anos. Começou com um casal e era mais literário, falou dos nomes dos escritores que o frequentavam. Depois falou que esse casal se separou e o salão começou a mesclar outras artes e ser mais político. Na terceira etapa, o salão contou com o início da reconciliação e retorno do casal e foi quando a música teve maior representatividade. Quem nessa época passou a frequentar o salão foi Carlos Gomes. Anna Maria Kieffer comentou que em todas essas fases Verdi esteve presente. Eu sinto muita falta dessas reuniões culturais como saraus, ainda mais com grandes expoentes da cultura. No repertório eles cantaram árias conhecidas de grandes compositores italianos e ainda de Carlos Gomes.

crédito da foto: Priscila Prades

Repertório completo:

Vincenzo Bellini ( Catania, 1801 – Puteaux, 1835)

Vanne o Rosa Fortunata (Anônimo)
Vaga Luna, che inargenti (Anônimo)

Per Pietá, bell'idol mio (Pietro Metastasio))

Gioacchino Rossini ( Pesaro, 1792 – Paris, 1868)

La Regata Veneziana (Francesco Maria Piave)

- Anzoleta avanti la regata

- Anzoleta co passa la regata

- Anzoleta dopo la regata

La Serenata : Notturno a due voci (Carlo Pepoli)

Paolo Tosti (Ortona, 1846 – Roma, 1916)

Ideale (Carmelo Errico)

Luna d'Estate (Riccardo Mazzola)

A Vucchella (Grabriele D’Annunzio)

La Serenata (Giovanni Alfredo Cesareo)

Giuseppe Verdi (Roncole, 1813 – Milão, 1901)

Quando le sere al placido, da ópera Luisa Miller (libreto de Salvatore Cammarano)

Tu puniscimi, o signore, da ópera Luisa Miller

La Donna è mobile (M), da ópera Rigoletto (libreto de Francesco Maria Piave)

Carlos Gomes (Campinas, 1836 – Belém, 1896)

Sento una forza indomita, da ópera Il Guarany (libreto de Antonio Scalvini, baseado em José de Alencar)

From Mata Hari e 007


Hoje é um dia muito especial porque o Mata Hari e 007 completa 8 anos, isso mesmo, nem mesmo eu acredito. E com postagens quase regulares a cada dois dias da minha vida cultural. É muita emoção! O 007 chegou a postar uma única vez, quis continuar no nome, dá palpites, mas não escreveu mais. Eu comecei no iG. E assim fui vindo até aqui. O Blogspot estou há uns anos e muito feliz. Alguns posts nesses 8 anos eu guardei, outros não. Obrigada a todos vocês que me visitam e fazem esse espaço mais especial.


Youtube: Laudate Dominum W. A. Mozart



From Mata Hari e 007

Beijos,

Pedrita

domingo, 13 de dezembro de 2009

Frenesi

Assisti Frenesi (1972) de Alfred Hitchcock no Telecine Cult. Mais um desse diretor que não tinha visto. É sobre um serial killer que mata as mulheres com gravatas. Fascinante! Logo no início já sabemos quem é, mas o suspense e a tensão continua enorme até o final. Percebi que estava sem respirar várias vezes. Um homem que tem dificuldade de se aprumar na vida perde mais um emprego. Acaba procurando a ex-esposa que paga um jantar e coloca dinheiro no bolso do paletó. Ela é morta e ele passa a ser o principal suspeito.

Alguns do elenco são: John Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt e Anna Massey, Alec McCowen. Hitchcock aparece logo no começo. Em 1972 já falavam em despoluir o rio em Londres e ele está ouvindo o discurso.



Youtube: Frenzy.1972.1






Beijos,

Pedrita