sábado, 14 de agosto de 2010

O Albatroz Azul

Terminei de ler O Albatroz Azul de João Ubaldo Ribeiro (2009) da Editora Nova Fronteira. Eu ganhei esse livro do blog O Que Elas Estão Lendo?. As meninas resolveram presentear colaboradoras eventuais do blog. O interessante é que elas colocaram o post com várias capas de livros e falando que iam presentear as leitoras. Na hora que vi essa capa fiquei com vontade de ganhar esse e qual não foi a minha surpresa quando chegou pelo correio exatamente esse, foi uma emoção enorme.


Obra A Inspiração Veio do Movimento do Tornado (2009) de Juarez Maranhão Guimarães

Eu gostei muito de O Albatroz Azul, nosso protagonista Tertuliano está "velho", prestes a ter mais um neto, ele acredita que será o seu primeiro neto homem já que só nascem meninas. Está esfuziante. Com o nascimento de seu neto homem ele lembra de sua vida. 

Obra de Waldomiro de Deus

Anotei a primeira frase do livro O Albatroz Azul de João Ubaldo Ribeiro:

“Sentado na quina da rampa do Largo da Quitanda, as mãos espalmadas nos joelhos, as abas do chapéu lhe rebuçando o rosto pregueado, Tertuliano Jaburu ouviu o primeiro canto de galo e mirou o céu sem alterar a expressão.”

Os dois pintores são baianos como o autor. 





From Mata Hari e 007
Beijos,










Pedrita

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Noites no Harém

Esta semana estou retornando ao mundo "normal", depois de uma imersão no mundo mágico da dança do ventre. É que nos últimos três domingos, eu estive entre o público das "Noites no Harém", da casa de chá egípcia Khan El Khalili.Antes de mais nada gostaria de dizer que a Khan El Khalili é um dos meus lugares preferidos aqui em São Paulo.

 Conduzida há 28 anos pelo proprietário Jorge Sabongi, que mantém um clima familiar agradável e um serviço de extrema qualidade, é a minha segunda casa, rs. Eles foram um dos primeiros a tratar o assunto da dança do ventre de um aspecto totalmente profissional criando uma própria escola de dança, hoje reconhecida como uma das melhores do Brasil. 

Dito isto, falemos agora sobre as Noites do Harém. O espetáculo as Noites no Harém é uma exibição de cerca de 1 hora e 15 de duração que consiste a apresentação de dançarinas do ventre, cada uma executando uma coreografia com 10 a 15 minutos. É um espetáculo extremamente bonito, e as danças são muito bem executadas, e o mais importante com a participação do público que bate palmas e acompanha a música árabe quando se faz necessário, tudo isso em um clima totalmente familiar, mesmo com o toque de sensualidade que a dança contempla. E quando digo que é um clima familiar estou sendo mais do que literal porque realmente muitas famílias aparecem pra apreciar e prestigiar os eventos. É um excelente programa para o final de domingo por um preço módico, que não comentarei o valor. Enfim, mais um programa imperdível.
Site: http://www.khanelkhalili.com.br/frame.htm



From Mata Hari e 007
Beijos,


















007

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Coisas Insignificantes

Assisti Coisas Insignificantes (2008) de Andrea Martinez no Max. Novamente estava escolhendo um filme pra ver, indo na ficha técnica vi que é um filme mexicano co-produzido com a Espanha. Resolvi ver. Nos créditos iniciais vi que a produção executiva é do Guilhermo Del Toro e mais uma vez é um filme que fala muito sobre infância e infância roubada. O tema central é a solidão e a falta de diálogos. Me emocionei demais desse filme, mas além de me tocar emocionalmente, a construção da trama é muito bem realizada. Não entendi porque essa atriz no pôster, ela tem um papel impactante, mas está longe de ser a protagonista. Quem costura todas as histórias é a Esmeralda interpretada brilhantemente pela Paulina Gaitan, que já atuou em vários filmes. Uma pena que a maioria das fotos de divulgação não sejam da Paulina Gaitan e com ela.

Essa menina tem uma caixa onde coleciona "coisas insignificantes". Com essa caixa as tramas são costuradas. Praticamente todas são contadas do mesmo ponto. A edição e a construção é tecnicamente muito bem realizada. Começam a contar uma história e de repente cruza em uma cena que já vimos na contagem de outra história. Essa adolescente, que achei que está entre 15 e 16 anos, ela pode ser bem miúda, ela tem uma vida difícil, trabalha em uma lanchonete, cuida da avó e da irmã pequena. Além do dinheiro da lanchonete o irmão no Canadá envia dinheiro a elas. Mesmo assim não é uma vida fácil.

Esmeralda então costura todas as histórias, mas mesmo todas sendo contadas, sabemos pouco de cada uma, poucos aspectos e isso faz o filme ficar muito instigante. No elenco estão: Fernando Lujan, Carmélo Gomez, Bianca Guerra,  Lúcia Jiménez, Arturo Rios e Barbara Mori.



From Mata Hari e 007










Pedrita

domingo, 8 de agosto de 2010

A Onda

Assisti ao filme alemão A Onda (2008) de Dennis Gansel no Max. Anda difícil escolher filmes pra ver. Desde a Copa o Telecine anda com poucas opções e as mudanças nos canais HBO também tem dificultado as escolhas. Descobri esse filme que é baseado em uma história verídica que aconteceu em uma escola secundária norte-americana em 1967, em Palo Alto, Califórnia. No início parece um filme sobre jovens. Um professor é escolhido pra dar aula de Autocracia apesar de querer lecionar sobre Anarquia. Os alunos são divididos em tribos, os aplicados, os do fundão, os questionadores. Esse professor resolve fazer uma dramatização na aula sobre Autocracia. Só que as consequências extrapolam a sala de aula.

Com o tempo os alunos começam a ficar todos iguais, autoritários, violentos e com discurso igual. É um filme difícil de assistir, com muitos textos filosóficos. As interpretações são incríveis. O professor não percebe a dimensão que suas dramatizações chegam. Há um texto muito interessante da esposa do professor, também professora, sobre narcisismo, o quanto o professor se deixa envolver pela adoração que os alunos passam a ter dele. Alguns do no elenco são: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt, Jennifer Ulrich, Cristina do Rego, Elyas M´Barek e Tim Oliver. Schultz.



From Mata Hari e 007
Beijos,









Pedrita