sábado, 22 de outubro de 2011

Príncipe das Lágrimas

Assisti Príncipe das Lágrimas (2009) de Yonfan no MAX. Eu procurava um filme pra ver, tinha ficado na dúvida de ver esse porque a sinopse é muito triste, mas resolvi encarar. É absolutamente maravilhoso! Uma aula de cinema e edição. Além de um roteiro muito bonito, mas infelizmente baseado em uma história real. É em Taiwan. O país está dividido, foi parte da República da China que fica comunista, e Taiwan se alia aos Estados Unidos. A maioria dos filmes que vi sobre esses países é no lado oriental, esse é no ocidental, mas não muda muito. A falta de liberdade de expressão, as execuções de quem incomoda, ou é acusado de espionagem. No final contam que mais de 3 mil pessoas foram executadas sob suspeita nessa época.

No começo parece que vai ser um filme sobre uma linda história de amor, mas vai se desintegrando. É uma família linda e feliz. O marido está na luta, ela vai recebê-lo com suas duas lindas filhas. Quando ele é acusado de espionagem, os dois são presos e as meninas começam a viver horrores. Vão para a casa de um parente que as trata como empregadas. Depois são separadas e a menor fica com o irmão. No final mostram fotos, percebi que igualmente como na maioria dos filmes a família era normal, mas que para o filme escolheram atores belíssimos de uma beleza praticamente irreal de tão lindos. Mas na vida real eles eram normais, não estonteantes. Belíssimo e talentoso elenco:  Hsiao-chuan Chang,  Xuan Zhu,  Wing Fan, Terri Kwan e Keneth Tsang.



Beijos,
Pedrita

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Recital de João Antonio Parizoto Filho

Fui ao recital de João Antonio Parizoto Filho na Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris na Sociedade Brasileira de Eubiose. No mesmo dia da palestra, teve esse recital de piano com um repertório belíssimo de obras brasileiras. Gostei demais da técnica e estilo de João Antonio Parizoto Filho que também é um estudioso de Guiomar Novaes. Eu gosto muito de Alberto NepomucenoJoão Antonio Parizoto Filho tocou uma obra linda dele que não conhecia, Prece. Também gosto bastante de Claudio Santoro e ouvimos a obra Paulistana nº 1. De Heitor Villa Lobos, Parizoto interpretou várias obras, Duas Rosas Amarelas, O Ginete do Pierrozinho, Ibericarabe opus 40 e as Canções Folclóricas Brasileiras. Nesse repertório inclusive teve uma composição de Guiomar Novaes, Jardim de Infância. Não conhecia o compositor português que vivia no Rio de Janeiro, Arthur Napoleão, dele o pianista interpretou Romance Opus 71 e de Alexandre Levi, o Tango Brasileiro. João Antonio Parizoto Filho terminou o recital com duas lindas obras de Ernesto Nazareth, Odeon e Brejeiro. Gostamos tanto que ele voltou ao piano duas vezes para tocar bis.

Segue um vídeo com o pianista, não desse recital.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris

Fui a Semana Guiomar Novaes - 100 anos do 1º. Prêmio do Conservatório de Paris na Sociedade Brasileira de Eubiose. Esse evento comemora os 100 anos que essa grande pianista, aos 13 anos, participou do concurso em Paris e passou. Eram mais de 300 candidatos, só dois estrangeiros poderiam ser escolhidos. No juri estava Debussy que encantado com a interpretação dessa menina, rompeu o protocolo e pediu que ela tocasse novamente uma obra. Na Eubiose há uma exposição com cartas, programas e os famosos rolos de música. Era comum partituras serem transformadas em rolos de música para tocar em pianos mecânicos. Soube que esses rolos são cobiçadíssimos e há vários de Guiomar Novaes espalhados pelo mundo que são vendidos em leilões. 


Ciro Gonçalves Dias Junior  deu uma palestra sobre Guiomar Novaes. Ele contou que a mãe teve 19 partos e criou 11 filhos, os outros morreram muito cedo. Guiomar Novaes era uma das últimas. Aos 3 anos ela já ia ao piano depois de sua irmã tocar e imitava a irmã acertando várias notas que a irmã tinha tocado.  Aos 4 começou a estudar. Aos 6 foi estudar com um grande professor em São Paulo. É Guiomar Novaes que inspirou Monteiro Lobato a criar a Narizinho.  Ciro Gonçalves Dias Junior mostrou uma foto da Guiomar Novaes menina e vemos claramente o narizinho.  Em áudio ouvimos uma gravação impressionante de uma das interpretações de Guiomar Novaes. Ciro Gonçalves Dias Junior conseguiu especialmente para a palestra uma apresentação em vários pianos Steinway, concerto de pianos especial da Steinway com vários pianos e claro, a nossa incrível Guiomar Novaes. Foi emocionante! Há o filme Infinitamente Guiomar que comentei aquiHaverá sábado que vem outra palestra mais detalhada que não quero perder. A exposição fica essa semana toda.

Beijos,
Pedrita