sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Glauco Velásquez - 4 Trios

Vi o DVD Glauco Velásquez - 4 Trios. Esse DVD é um projeto da Petrobras, o edital permite o registro da obra, portanto foi possível resgatar um pouco da obra desse grande compositor. Glauco Velásquez (1884-1914) nasceu anos antes de Villa-Lobos. Com uma história folhetinesca, ele foi concebido de uma relação não-oficial. O pai um cantor português e a mãe uma jovem brasileira de família nobre. Glauco Velásquez foi dado para uma família italiana e registrado como italiano. Seu pai biológico morreu logo depois, então as tias trouxeram Glauco Velásquez para ser criado no Brasil. Sua mãe biológica se aproximou e passou a ser a tutora dos estudos musicais de Glauco Velásquez que logo se revelou um grande talento musical. Ninguém sabe se contaram a Glauco Velásquez que sua tutora era na verdade a sua mãe. Glauco Velásquez foi brilhante, suas composições chamavam muito a atenção pela inovação e qualidade. Mas ele teve tuberculose e morreu aos 30 anos.

Foto de João Mussolin

Esse DVD traz então o registro dos 4 trios. Foi gravado um DVD com o Aulustrio interpretando os 4 trios no Theatro Municipal de São Paulo. Esse DVD e o documentário foram dirigidos por Carlos de Moura Ribeiro Mendes. O documentário traz depoimentos de Lutero Rodrigues que fez a Coordenação de Pesquisa do projeto, ele que conta parte da história de Glauco Velásquez e da qualidade de sua obra. Outros que dão depoimentos são:  Manoel Corrêa do Lago, Fabio Brucoli, André Cardoso, Ernani Aguiar e Alceo Bocchino. Depois há dois CDs com os 4 trios e por último foram digitalizadas as 4 partituras dos 4 trios para disponibilizar as obras para qualquer um que queira interpretá-las, inclusive fora do Brasil. O Aulustrio é formado por três irmãos, Fábio, Mário e Paulo Brucoli, eles são ótimos e a gravação do DVD está excelente. Sempre fico fascinada com irmãos que tocam. Fico imaginando como seria a infância deles com todos estudando, já que para ser um virtuoso em música erudita é preciso começar a estudar cedo. A realização desse projeto foi da Secretaria Municipal de Cultura, através do Centro Cultural São Paulo.


Beijos,
Pedrita

4 comentários:

  1. Não conheço a obra dele.
    Convido vc pra participar da festa do meu blog que hoje comemora 9 anos. Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. lulu, glauco velásquez ficou muitos anos esquecido e pouco conhecido por muitos músicos. esse resgate foi fundamental para corrigir essa falha.

    ana paulino. obrigada.

    ResponderExcluir

Cultura é vida!