sexta-feira, 13 de julho de 2012

Qualquer Gato Vira-Lata

Assisti Qualquer Gato Vira-Lata (2011) de Tomas Portella no Telecine Pipoca. Eu confesso que não tinha muito ânimo de ver esse filme, mas minha mãe gostou tanto e insistiu tanto que resolvi ver. Ela e o 007 gostaram, ele viu no cinema. Eu me surpreendi, é muito bem realizado, é uma bonitinha comédia romântica. O texto é baseado na peça de Juca de Oliveira, que já tinha visto em jornais montagens, mas nunca assisti a algum espetáculo. O filme é a Cléo Pires e é para a Cléo Pires, ela está incrível, além de linda. Ela interpreta uma descompensada, ciumenta e com pouca estima. Ela é apaixonada pelo personagem do Dudu Azevedo, mas ele não está nem aí pra ela. Na verdade ele só gosta dele mesmo.

O texto é bem inteligente. Ela conhece o professor de biologia interpretado pelo Malvino Salvador que tenta ensinar ela a não correr atrás do rapaz e fazer o jogo da sedução. É interessante porque o jogo funciona, mas na verdade, atrai a presa, o conquistador, mas muito provavelmente o conquistador vai se desinteressar assim que reconquistar a presa. O rapaz só gosta dele mesmo, só gosta de ser o centro das atenções, como disse minha mãe, a moça corre atrás de um rapaz que não estuda, que não trabalha, vive do dinheiro e do bom dinheiro da mãe. O personagem do Malvino Salvador também estava em uma relação de abuso, a ex, interpretada pela Rita Guedes, vai sempre no seu apartamento, ainda tem a chave e leva sempre mais alguma coisa e invade a sua privacidade. 

Gostei que o texto mostra que em relações de verdade os dois gostam, é menor a manipulação um do outro para satisfazer os seus desejos. Minha mãe e o 007 adoraram o ator que faz o amigo do bonitão, eu não conhecia também, Álamo Facó. A amiga da personagem da Cléo Pires é interpretada por Letícia Novaes. Confesso que achei muito estranho o site oficial ignorar os nomes dos outros atores. Como em vários filmes brasileiros, ótimos atores fazem sempre boas participações: Jean Pierre Noher, Ilya São Paulo, Gregório Duvivier e Kiko Mascarenhas.

Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bancos Públicos

Assisti Bancos Públicos (2009) de Bruno Podalydès no Max. Descobri esse filme por um acaso. É uma colcha de retalhos sobre fragmentos do cotidiano, muitos engraçados. São praticamente três cenários. Primeiro começa em uma empresa, depois vai para a praça onde todo mundo aparece na hora do almoço e depois para uma loja de materiais de construção. Como são várias cenas, o elenco é grande e há várias participações estreladas.

O próprio diretor participa do filme e há outro com o mesmo sobrenome, Denis Polydès, esse ator é divertidíssimo! Alguns outros do elenco são Florence Muller, Emeline Bayart e Chantal Lauby. Muitos atores famosos fazem participações, alguns são: Catherine Deneuve, Julie Depardieu,  Chiara Matroianni.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 10 de julho de 2012

GloboNews Literatura - FLIP

Assisti ao programa GloboNews Literatura gravado na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty. Sempre tive vontade de ir nesse evento, mas nunca consegui. Soube que tudo fica lotado e bastante salgado financeiramente, acho que vou mesmo acompanhar de longe. O GloboNews Literatura é apresentado pelo Edney Silvestre que estava junto com o Paulo Roberto Pires para conversar sobre o evento e chamar as matérias.

Entre as entrevistas estava com um dos meus escritores favoritos, Ian McEwan. Ele falou de seu novo livro Serena que quero ler. Esse ano a FLIP comemora dez anos, o programa falou sobre esses anos, inclusive o Paulo Roberto Pires falou sobre essa trajetória. Eu me lembro das primeiras matérias sobre o evento. Falavam que a FLIP era segmentada em poucas editoras, na verdade focado mais na Companhia das Letras. Nunca entendi esse hábito brasileiro de criticar o que existe. Já se passaram dez anos desse evento que fala de livros, com muito sucesso. Outras editoras que têm recurso podiam criar outras festas, em outras cidades, pelo Brasil afora, acho que quanto mais eventos como esse, melhor o estímulo a cultura e a leitura.

O programa ainda fez uma matéria sobre a publicação da Granta que elegeu e publicou obras de 20 escritores brasileiros com menos de 40 anos. É a primeira vez que essa editora inglesa publicou obras de brasileiros. A FLIP também homenageou esse ano Carlos Drummond de Andrade. Foram várias e ótimas entrevistas sobre a FLIP. Vou bom me sentir um pouco lá em Paraty. As matérias podem ser assistidas no site da GloboNews Literatura.
Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os Amantes

Assisti Os Amantes (1958) de Louis Malle no Telecine Cult. Adoro esse diretor e esse não tinha visto. Sempre fico confusa se já vi algum filme que tem Amante ou Amantes no nome, são tantos, e já vi vários e muitos incríveis. Louis Malle está entre os meus diretores preferidos e esse é com uma das minhas atrizes preferidas. Jeanne Moreau. Louis Malle é sempre sutil, indo muito mais além do que nos apresenta, um narrador conta a a história de uma mulher, uma rica mulher, interpretada por Jeanne Moreau.

Ela vive confortavelmente em uma mansão no campo com seu marido que é editor de um jornal. Ele gosta que ela coordene a casa e os vários empregados, mas a relação dos dois é fria, burocrática. Então ela viaja regularmente para Paris onde tem um amante, um bon vivant, que joga polo, eles passeiam, riem. Até que ela conhece um homem que parece de verdade, os outros dois parecem personagens, que interpretam papéis sociais bem definidos. Esse que ela conhece é professor, tem amigos por afeto, é incrível como percebemos a diferença desses três homens. Por um acaso eles se encontram no mesmo lugar e esse terceiro parece real, os outros parecem que só interpretam. No elenco estão Jean-Marc Bory, jose-Luis de Villalonga, Judith Magre e Alain Cuny.

Beijos,
Pedrita