sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Glauco Velásquez - 4 Trios

Vi o DVD Glauco Velásquez - 4 Trios. Esse DVD é um projeto da Petrobras, o edital permite o registro da obra, portanto foi possível resgatar um pouco da obra desse grande compositor. Glauco Velásquez (1884-1914) nasceu anos antes de Villa-Lobos. Com uma história folhetinesca, ele foi concebido de uma relação não-oficial. O pai um cantor português e a mãe uma jovem brasileira de família nobre. Glauco Velásquez foi dado para uma família italiana e registrado como italiano. Seu pai biológico morreu logo depois, então as tias trouxeram Glauco Velásquez para ser criado no Brasil. Sua mãe biológica se aproximou e passou a ser a tutora dos estudos musicais de Glauco Velásquez que logo se revelou um grande talento musical. Ninguém sabe se contaram a Glauco Velásquez que sua tutora era na verdade a sua mãe. Glauco Velásquez foi brilhante, suas composições chamavam muito a atenção pela inovação e qualidade. Mas ele teve tuberculose e morreu aos 30 anos.

Foto de João Mussolin

Esse DVD traz então o registro dos 4 trios. Foi gravado um DVD com o Aulustrio interpretando os 4 trios no Theatro Municipal de São Paulo. Esse DVD e o documentário foram dirigidos por Carlos de Moura Ribeiro Mendes. O documentário traz depoimentos de Lutero Rodrigues que fez a Coordenação de Pesquisa do projeto, ele que conta parte da história de Glauco Velásquez e da qualidade de sua obra. Outros que dão depoimentos são:  Manoel Corrêa do Lago, Fabio Brucoli, André Cardoso, Ernani Aguiar e Alceo Bocchino. Depois há dois CDs com os 4 trios e por último foram digitalizadas as 4 partituras dos 4 trios para disponibilizar as obras para qualquer um que queira interpretá-las, inclusive fora do Brasil. O Aulustrio é formado por três irmãos, Fábio, Mário e Paulo Brucoli, eles são ótimos e a gravação do DVD está excelente. Sempre fico fascinada com irmãos que tocam. Fico imaginando como seria a infância deles com todos estudando, já que para ser um virtuoso em música erudita é preciso começar a estudar cedo. A realização desse projeto foi da Secretaria Municipal de Cultura, através do Centro Cultural São Paulo.


Beijos,
Pedrita

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Seja Feliz Como Seu Gato

Terminei de ler Seja Feliz Como Seu Gato (2007) de Birgit Adam da Editora Pensamento. Eu ganhei esse livro da minha irmã, gateiras assumidas, adoramos produtos de gatos. Esse livro é uma graça. A autora é alemã e ela faz paralelos da boa vida do gato com as dos humanos. Confesso que não foi isso que mais me agradou.


Eu amei mesmo ler as manias do gato da Birgit, o Félix, afinal cada gato tem suas manias, tão particulares e diferentes uns dos outros, ri muito com as manias específicas do gato dela. Vários são completamente diferentes das manias da minha gata. E é essa variação de comportamento dos gatos que mais amo. A personalidade deles. As ilustrações de Roberto Neko também são uma graça.



Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Homem, a Besta e a Virtude

Assisti ao espetáculo O Homem, a Besta e a Virtude de Luigi Pirandello no SESC Bom Retiro. Direção de Marcelo Lazaratto. Adaptação do texto de Marcos Caruso. Adoro a Débora Duboc, gosto demais do seu trabalho como atriz e queria muito ver esse espetáculo. Em entrevistas ela disse que queria procurar um texto popular, que falasse com um público maior. O interessante desse texto do Pirandello é que apesar de ser uma comédia rasgada e divertidíssima, o texto é muito inteligente. O elenco todo está ótimo: Thiago Adorno, Gabriel Miziara, Fernando Fecchio e Luiz Alex Tasso. Adorei que eles interpretam vários personagens, algumas caracterizações mudam no próprio palco. Hilário. Débora Duboc interpreta a esposa que engravida do amante. Seu marido, um marinheiro, vem visitá-la pouco porque tem outra famíla, mas a virtude dela será abalada se engravidar sem namorar o marido. São hilárias as artimanhas para o marido voltar a ter interesse na esposa na única noite que passará na cidade. Esse espetáculo já visitou 52 cidades. O Homem, a Besta e a Virtude fica em cartaz até o dia 16 de dezembro, os ingressos custam R$ 16,00 e gratuito para usuários do SESC, professores e maiores de 60 anos.
Beijos,
Pedrita

domingo, 9 de dezembro de 2012

Lícia Lucas - Recitais Eubiose

Assisti Lícia Lucas nos Recitais Eubiose. Gostei demais do estilo dessa pianista, delicado, preciso e incansável. Ela interpretou um belo programa, acrescentou um Chopin no extenso programa e depois dos sucessivos aplausos, deu três bis. Não economizou música e qualidade em nenhum momento, belíssimo recital.

Programa

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Impressões Seresteiras

Franz Liszt (1811-1886)
Soneto do Petrarca Nº 123
Soneto do Petrarca Nº 104

Johannes Brahms (1833-1897)
Intermezzo Nº2, op. 118

Robert Schumann (1810-1856)


Franz Liszt (1811-1886)
Widmung (Dedicação)

Claude Debussy (1862-1918)
L`isle joyeuse

Sergei  Rachmaninoff (1873-1943)
Prelúdio Nº6, Op. 23
Prelúdio Nº2, Op. 23


Beijos,
Pedrita