sexta-feira, 22 de março de 2013

A Busca

Assisti no cinema A Busca (2011) de Luciano Moura. Eu queria muito ver esse filme. Há um bom tempo que acompanhava as matérias de sua realização. A primeira que vi foi a cena na plantação de cana-de-açúcar que o personagem do Wagner Moura intercepta um tratorista. A Busca é um filme de ação, um filme de estrada, mas sobre um tema familiar, o filho adolescente desaparece, o pai vai em busca e a mãe fica em casa para ver se tem notícias. Ele passa o filme atrás das pistas do filho, por onde ele passou. Com isso passa a lidar com os conflitos familiares que vinha sofrendo. A mãe é interpretada pela ótima Mariana Lima.

O casal tinha se separado, está no período da separação, com muitas brigas e conflitos. É nesse cenário que o filho desaparece. Incrível como A Busca fala das relações familiares em um filme de ação, o roteiro é muito bem construído e o Wagner Moura simplesmente arrasa. Muito perturbador quando o personagem chega em um festival de música e encontra muitos jovens perdidos, drogados. Vou revelar detalhes do filme: Interessante que o pai está desesperado com o sumiço do filho, mas na verdade o filho é um rapaz ajuizado que foge por uma boa causa e apesar de se encontrar com jovens perdidos, ele continua no seu objetivo.

O personagem também encontra muitas pessoas solitárias pelo caminho interpretados por atores incríveis: Teca Pereira, Abrahão Farc, Rui Rezende e Leandro da Hora.  Outros que fazem participações são: Lúcia Bronstein, Pachoal Villaboim, Edmilson Cordeiro, Donizeti Mazonas, João Fábio Cabral, Luisa Cavendish Arraes e Max Huszar. É a estreia do garoto que faz o filho, Brás Moreau Antunes. Lima Duarte faz uma participação. A Busca é um filme bem realizado, bem editado, com fotografia belíssima de Adrian Teijido. Eu e minha mãe gostamos demais e concordo com ela, é o melhor filme que vimos no cinema esse ano. 

Beijos,
Pedrita

5 comentários:

  1. Olha só, eu pensei que o filho desaparecido fosse pequeno. Já é grande! Não assisti ainda mas estou louca para ver, adoro o Wagner Moura e a Mariana. Ache ela linda. Vou assitir, depois desses elogios todos.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  2. Pedrita,

    Não li tudo pois quero ver o filme. Eu acho que também vou gostar muito deste filme.


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o trabalho do Wagner Moura. Esse filme deve ser ótimo.
    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  4. adriana, o filho sendo adolescente fica bem interessante. debate sobre a questão da fuga de adolescente pra fugir de conflito em casa.

    marion, lulu e bruxa, vcs vão amar.



    ResponderExcluir

Cultura é vida!