quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cidade das Mulheres

Assisti em DVD Cidade das Mulheres (1980) de Federico Fellini. Ganhei esse DVD do 007. É com o Marcello Mastroianni. Cidade das Mulheres é muito surreal. O personagem do Marcello Mastroianni está viajando de trem, ele conhece uma mulher, a segue e fatos estranhos começam a acontecer. Adorei!
Primeiro ele vai parar em um encontro de feministas. Depois em uma mansão de um homem. Marcello Mastroianni está lindo como sempre, são belíssimas as mulheres. Alguns do elenco são: Anna Prucnal, Bernice Stegers, Donatella Damiani, Jole Silvani, Ettore Manni e Dominique Labourier.

Beijos,
Pedrita

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Separação

Assisti A Separação (2011) de Asghar Farhadi no Max. Falaram muito desse filme quando estava em cartaz nos cinemas, além das matérias, amigos sempre comentavam. Fiquei feliz que já estreou na tv a cabo. Logo no início já compreendemos um pouco do que será o filme. Um casal vai ao juiz tentar resolver sua questão. Os dois estão certos, os motivos dos dois são válidos. Ela quer ir com a família para outro país para melhores oportunidades, e ele quer ficar para cuidar do pai que tem Alzheimer e acha que há oportunidades onde moram. Os dois tem razão, mas as duas decisões não podem ser realizadas ao mesmo tempo, alguém terá que ceder. E essa é a tônica do filme que é tenso e difícil.

Esse homem contrata então uma mulher para cuidar do pai com Azheimer, enquanto ele trabalha. Essa mulher é totalmente despreparada, também tem muitos problemas familiares e é muito religiosa. A Separação vai em uma crescente onde os problemas e dramas só se agravam, é muito angustiante. A Separação ganhou Oscar, Globo de Ouro e César de Melhor Filme Estrangeiro, vários prêmios no Festival de Berlim e muitos outros prêmios. No elenco estão: Payman Maadi, Leila Hatami, Sareh Bayat e Shahab Hosseini.

Beijos,
Pedrita

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Luíz Fílip e Orquestra Experimental de Repertório

Fui ao concerto da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal de São Paulo. A regência foi do chileno Victor Hugo Toro. Entre os solistas o grande violinista brasileiro Luíz Fílip e a harpista argentina Soledad Yaya. Foi um belíssimo concerto. Luíz Fílip arrasou no solo da Fantasia Escosesa opus 46 de Max Bruch. Por insistência da plateia voltou para um bis. Foi uma rara oportunidade para ver o talento desse violinista no Brasil já que ele é músico da Filarmônica de Berlim e viaja pelo mundo interpretando em concertos.

A Orquestra Experimental de Repertório ainda tocou a abertura de A Gruta de Fingal opus 26 de Mendelssohn-Bartholdy e a Sinfonia nº 1 em Si Bemol Maior, opus 38 - Primavera de Schumann

Beijos,
Pedrita

domingo, 11 de agosto de 2013

A Casa de Franskenstein

Assisti A Casa de Frankenstein (1944) de Erle Kenton no Telecine Cult. Há um tempo o canal programou passar vários desses filmes desse período e muitos com o incrível Boris Karloff que está excelente nesse filme. Só agora consegui ver esse.
Eu amei A Casa de Frankenstein. Primeiro porque adoro esse gênero de filme e depois pela realização impecável. E poderia ter dado tudo errado. Como repararam no pôster hilário, eu adoro esses pôsteres antigos, A Casa de Frankenstein era pra ter tudo: Drácula, Frankenstein e Lobisomem. Portanto poderia dar tudo errado tal a pretensão e a dificuldade de unir no roteiro tanto monstro. Mas A Casa de Frankenstein consegue a façanha de amarrar muito bem as histórias para que todos apareçam com lógica.

Dois presidiários fogem. Um deles, um grande cientista, conheceu no passado o assistente de Frankenstein. Ele então se une ao corcunda para procurar o caderno de anotações do Frankenstein para criar o seu monstro. Fugindo da prisão eles encontram um viajante com carroças de apresentações assustadoras. É nessa carroça que ele mostra o caixão do Drácula com a estaca e jura que é do Drácula mesmo. E não é que é? Os dois presidiários tomam as carroças e se fingem de mágicos. A história do Drácula começa e acaba. O Drácula é interpretado por John Carradine.
Eles seguem, acham o caderno, mas o Lobisomem tinha ido procurar ajuda com o Frankenstein para ser curado. O Frankenstein estava congelado e o Lobisomem se congela pra não matar mais ninguém. Um Lobisomem com remorso. Então começa a história do Lobisomem enquanto eles viajam para o Laboratório desse cientista e o pobre do monstro do Frankenstein é o que aparece bem pouquinho. Na história do Drácula e do Lobisomem aparecem lindas moças.
Incrível como os efeitos especiais são tão bons ainda em 1944, como é possível fazer um bom filme, com efeitos especiais simples que funcionam. Me pareceu que a maioria dos efeitos usou o recurso de ilusionismo. Na história do Drácula e do Lobisomem aparecem duas mulheres. No elenco estão: Lon Chaney Jr., Anne Gwynne, Lionel Atwill, George Zucco e Elena Verdugo.


Beijos,
Pedrita