segunda-feira, 13 de abril de 2015

Jean de Florette

Assisti em DVD Jean de Florette (1986) de Claude Berri. O filme é baseado no livro de Marcel Pagnol, autor que agora quero ler. Impressionantemente atual. Daniel Auteuil está irreconhecível tanto visualmente como na interpretação. Ele mora nas terras de um tio que não tem herdeiros. Ele volta da guerra e resolve cultivar cravos, pra isso precisa de muita água. É um lugar que raramente chove, faz um ano que não chove, mas há uma mina d´água no terreno vizinho e eles desejam comprar as terras ao lado. O tio é interpretado por Yves Montand e é o grande mentor do sobrinho.

Insuportáveis as armadilhas politicamente incorretas que os dois fazem para conseguir as terras. Primeiro em uma briga com o louco proprietário, o matam, depois começam a enganar o herdeiro que vem com a família. O herdeiro é interpretado por Gérard Depardieu e sua esposa, por sua esposa na vida real, Élisabeth Depardieu. Manon por Ernestine Mazurowa, a menina nunca mais atuou em filmes. Foram filmados ao mesmo tempo esse filme e a continuação, Manon que agora quero achar para ver. Daniel Auteuil ganhou Cézar por sua interpretação.

Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. "Pelamaedoguarda", Pedrita.
    Vc descobre cada coisa.
    Venho o trailer deu vontade de assistir.
    Gerard Depardieu está até bonito.
    A mulher dele, nunca que sabia ser atriz.
    E o Daniel Auteuil a gente reconhece pelo nariz.
    Boa indicação, Pedrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, foi uma amiga que me emprestou o dvd. em uma das viagens dela ela ficou escolhendo e comprou esse e mais alguns que ainda não vi. eu tb não sabia, depois a mulher passou a usar outro nome. eu sou muito fã do auteuil e do depardieu.

      Excluir
  2. Ola querida Pedrita,fiquei super feliz por não teres me esquecido após tamanha ausência..Como sempre ,excelente dica nos dá com esta postagem de um filme que eu ainda não vi,mas pelo elenco e história deve ser ótimo.Grande abraço.SU

    ResponderExcluir
  3. Pedrita,
    Vi poucos filmes do cinema europeu.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. esse filme deve ser mt interessante...gde bjo http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pedrita,

    Fiquei com vontade de ver este filme. Depardieu está magro e bonito e eu também não reconheci o Daniel Auteuil na primeira foto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu fiquei perdida. mas no making of no final falaram que colocaram uma dentadura com dentes quebrados. então isso mudou bem a feição.

      Excluir
  6. Eu vi esse filme muitos anos atrás, mas não recordo o final. Eu adoro todos esses atores!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!