quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Camareiro

Assisti a peça O Camareiro de Ronald Harwood no Teatro Porto Seguro. A direção é de Ulysses Cruz. Eu queria muito ver esse espetáculo, tinha visto entrevistas e nesse teatro eu pago meia entrada porque tenho Porto Seguro, não só no ingresso do teatro, para dois convites, como para o estacionamento. Que espetáculo incrível.

O projeto é do Kiko Mascarenhas que faz O Camareiro e convidou o Tarcísio Meira. Eu já tinha visto uma peça com o Kiko Mascarenhas, o incrível O Zoológico de Vidro, a melhor peça que vi naquele ano. Nunca tinha visto o Tarcísio Meira no palco, que incrível, que ator. Kiko Mascarenhas também está maravilhoso. Tarcísio Meira faz um grande ator conhecido principalmente por seus personagens Shakesperianos. Ele está com problemas de memória e precisa encenar naquela noite o famoso Rei Lear. É O Camareiro em sua dedicação profunda que lembra o tempo todo qual será o personagem da noite, as falas, a hora de entrar em cena.

Tudo é incrível. Amei os cenários de André Cortez. Gostei demais da solução para o palco da ficção. Nós vemos a coxia e de costas o palco, como se também estivéssemos na coxia. Também gostei da solução do personagem anunciando os próximos espetáculos. Era a noite de Rei Lear, no dia seguinte seria de Ricardo II, depois Hamlet e novamente Rei Lear. Encenam regularmente várias peças de Shakespeare, em dias alternados, que fantástico. 

O texto é excelente. Esse ator está muito sozinho. Ele é casado, mas a sensação que temos é que a esposa está por interesse. Insuportável a insensibilidade dela de falar com ele quando ele está exausto tentando descansar entre um ato e outro. A jovem atriz também está interessada em um papel, ela na verdade dança em um cabaré e teve a oportunidade de fazer um personagem. Até mesmo o que faz o bobo da corte tenta conseguir um papel maior. Parece que só mesmo o camareiro e a produtora é que amam esse homem, mas esse ator os esquece. O período também é terrível, Segunda Guerra Mundial, há bombardeio na cidade, alguns atores do espetáculo foram presos. O elenco todo é incrível. A esposa é intepretada pela Chris Couto. A produtora pela maravilhosa Karin Rodrigues. A jovem aspirante atriz por uma atriz que adoro, a Karen Coelho. Ela também está em O Zoológico de Vidro. O bobo da corte por Silvio Matos e o especialista em efeitos especiais por Ravel Cabral. Eu entrei logo que liberaram a porta, quem fizer isso terá um presente maravilhoso. O Camareiro está limpando a coxia e preparando o espaço para o início da peça. Deliciosos momentos para aquele pouco público que já entrou no espaço, quase um espetáculo particular. Tudo é muito inteligente em O Camareiro que fica em cartaz até 13 de dezembro. Está lotando então é preciso comprar os ingressos com antecedência.
As fotos são de Gal Oppido


Beijos,
Pedrita

15 comentários:

  1. Deve ser uma peça maravilhosa! E só atores de primeira. Gostei da dica. Tomara que venha para o Nordeste.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adriana, eu acho que esse espetáculo deve ir ao rj, mas acho difícil que vá há outros estados. tanto o tarcísio meira como a karin rodrigues estão com 80 anos, não sei se eles se animariam de viajar com o espetáculo. só se mudassem esses atores. e tb é uma produção cara para viajar, já que os cenários são bem grandes.

      Excluir
  2. Huuumm, na torcida de que esta peça venha pra cá, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que chique, realmente deve ser ótimo, se tiver oportunidade de ver essa peça vou lembrar de sua indicação.
    Boa quarta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    http://nannafonseca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hello querida!
    Só atores de primeira, adorei os vídeos!

    Beijinhos minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, eu tb amei os vídeos e a peça é incrível, adoro tb o elenco.

      Excluir
  5. Oi Pedrita,
    Deve ser incrível ver o Tarcísio Meira em cena. Já tive a oportunidade de ver a peça da Torloni e me surpreendi, que dirá um astro como ele nos palcos.
    Fica com Deus!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, foi exatamente o q me impulsionou já que nesse momento pagar o ingresso não era muito viável. não queria perder essa oportunidade. eu já vi a torloni no teatro e foi arrebatador.

      Excluir
  6. Eu sempre lhe falo d privilégio que eh viver em Sampa!

    ResponderExcluir
  7. Pedrita, é sempre muito bom visitar seu blog! Li e vi muita coisa interessante! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Imaginar Tarcísio Meira decorando texto, nesta idade é um alento para todos nós. Viva ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, ele e a karin rodrigues estão com 80 anos. ele faz um homem que está perdendo a memória. que ator. ela tb é maravilhosa.

      Excluir

Cultura é vida!