segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Olimpíadas Rio 2016

Assisti as Olimpíadas Rio 2016. Vi em vários canais: TV Globo, TV Bandeirantes e TV Record. Só depois que descobri a cobertura do Sport TV e seus inúmeros canais e um pouco depois o mosaico. Eu achei que o Brasil não devia ter aceito realizar o evento pela crise econômica, problemas graves na saúde e educação, mas no momento que aceitou, deve realizar da melhor forma. E fomos muito bem na organização, salvo alguns percalços.

As Olimpíadas Rio 2016 tiveram um gosto especial, 5 amigos foram voluntários. Inclusive a Patry, do blog Marion e sua Vida que assina a autoria dessa foto. Ela inclusive relatou em vários posts algumas de suas experiências. São várias postagens além da página principal, é só seguir pelas postagens anteriores também. Deve ter sido muito emocionante ver algumas modalidades ao vivo.

Eu gostaria de colocar as fotos de vários medalhistas, principalmente ouro, das Olimpíadas Rio 2016, mas por receio das autorias das fotos, vou reduzir ao máximo. Essa é do Matt Dunham da AP. Caso eu não possa utilizar, eu retiro. Foi linda demais a competição do Thiago Braz. Que lindo que ele fez. Ele venceu em uma altura que era acima do que trabalhava e venceu. Foi muito emocionante. Foram vários militares que ganharam medalhas, muito bom ver algo positivo do exército, já que em geral os fatos eram sistematicamente negativos. Li várias matérias à respeito e vi que o Exército tem um programa de incentivo a atletas. Gostaria muito que os atletas tivessem mais patrocínio. Infelizmente os empresários brasileiros são muito imediatistas, querem patrocinar para ver o nome mais vezes na mídia, e não pelo esporte e pela cultura como desenvolvimento. Pelos comentários, percebi que alguns atletas passam várias Olimpíadas até terem resultados de medalhas, são anos de investimentos, sem a certeza do prêmio final. Deviam patrocinar independente do resultado final. Fiquei emocionada com as medalhas ouro dos esportes individuais. Linda a vitória de Rafaela Silva no judô e do Pedro Luiz no boxe. Quase não vi as lutas, fico agoniada, vejo um pouco, mas zapeio muito, volto até aguentar e fujo de novo.

Fiquei encantada também com o desempenho do time de futebol feminino. E muito triste que não há camisas com os nomes delas pra comprar. Elas fizeram muito bonito. Ouvi inclusive de comentaristas que a garra delas, disposição, teria influenciado inclusive no time masculino. Pode ser. Essa foto é de Ricardo Stuckert da CBF.

Eu adoro ginástica artística. Sei que a brasileira que mais se destacou foi a linda Flávia Saraiva, mas logo que comecei a ver fiquei fã da Rebeca Andrade. Como nossas ginastas encantaram. Essa foto lindíssima é da Rebecca Blackwell da AP.  Na TV Globo, a Daiane dos Santos comentava as provas. Linda a disciplina dela de explicar cada movimento, do que perdia ponto, do que estava impecável. 

E como as brasileiras fizeram bonito no nado sincronizado. Não chegaram a se classificar, mas foram muito bem. Acompanhei comentaristas que explicavam o que davam mais notas, as brasileiras não eram tão perfeitas como as russas, mas fizeram um belo trabalho. Ouvi inclusive que a filha de uma treinadora russa vem ao Brasil periodicamente ajudar no treino. Lembrem que nado sincronizado são várias atletas que precisam estar em excelência, portanto para chegar a fazer parte do grupo teve que treinar muito e de apoio por bastante tempo. Ouvi que as russas treinam 10 horas por dia.

Dos atletas estrangeiros, foi muito bonita a participação do Bolt da Jamaica nas Olimpíadas. Além de grande atleta, é carismático. Foi bonito também ele ir torcer pelo Brasil no futebol. 

Outro atleta que fez muito bonito foi a americana Simone Beils. Igualmente carismática e talentosa. As búlgaras que ganharam bronze na ginástica artística com objetos também emocionaram. Foi emocionante a última partida do vólei masculino. Priorizei o que vi mais. Assisti pouco os jogos coletivos.

Fiquei muito feliz com a classificação do Brasil no ranking de medalhas. Se pensarmos na crise econômica, na dificuldade de patrocínios, na fraqueza da educação básica, no pouco interesse por cultura e eventos culturais, ver atletas tendo tão bom desempenho e alguns sendo os melhores, é muito emocionante. Aguardo ansiosamente as Paraolimpíadas.

Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Ao contrário de vc, tem a melhor das impressões dos militares.
    E eles são tão bons que a maioria dos medalhistas, são militares.

    Não torci contra as Olimpíadas. Torci para que desse certo. Pelos atletas.

    Minha sobrinha trabalhou como voluntária. E os espaços delas(voluntários) se limitam aos locais onde estão trabalhando.
    Se tiver sorte de ficar próximo a um Bolt, tem mesmo que aproveitar e tietar, se puder.
    O que mais gosto são as provas de atletismo.
    Se pudesse teria visto, pela TV, todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, o exército fez um programa de apoio a atletas. eu acompanhei meus amigos e o revezamento era bacana. tinha dias de proximidade com personalidades e atletas e dias só de ralação.

      Excluir
  2. Eu acompanhei as principais modalidades. Tenho um amigo que trabalhou como voluntário. Sou fã da ginástica artística, voley masculino e natação.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderExcluir
  3. Vi menos eventos desportivos do que desejava, mas do que vi gostei. Mais, em termos de organização o Brasil através do Rio não deixou má imagem, antes pelo contrário, não apenas dentro do vosso País como no estrangeiro a desconfiança na capacidade dos Brasileiros levarem bem esta tarefa até o fim era grande, no fim foram muito competentes. Parabéns.
    Há de facto uma querela histórica entre o dinheiro que vai para organizações deste tipo, que se diz que deveria ir para a saúde, a educação e outras necessidades, a minha observação do mundo diz: a não organização destes eventos não encaminha o dinheiro para esses locais, por isso se o Rio2016 não tivesse ocorrido, suspeito que nenhum desses setores teria recebido mais um centavo do que recebeu com a organização, é um discurso por vezes bem intencionado, mas falacioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carlos, o país todo sofreu com o dinheiro destinado as olimpíadas, mas fizemos um belo trabalho. e no brasil os problemas de saúde e educação são monumentais, infelizmente.

      Excluir
  4. Sabe que eu tbm estava com esse mesmo pensamento com relação às olimpíadas? Mas fiquei feliz que correu tudo bem, melhor até do que todos esperavam...isso é um bônus! Adorei conhecer seu blog Pedrita bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dri, tb fiquei mais tranquila qd tudo começou a correr bem.

      Excluir
  5. Pedrita, esta foi a olimpíada da minha vida! Sempre segui os jogos e participar de um como voluntária foi algo mágico! Ver tudo por outro ângulo, entender um pouco como tudo acontece e ajudar tudo a acontecer, foi incrível! Eu era cética com os jogos, mas isso mudou quando me inscrevi como voluntária, pois o processo de seleção foi muito organizado e isso me deu esperanças que os jogos também seriam assim. E foram! Deu tudo certo, mesm com os erros que ocorreram. Eu consegui assistir bastante coisa, tanto ao vivo como na TV. Era engraçado, eu saía da olimpíada e ia pra casa da Andrea e ligava a TV para assistir a mais competições olímpicas! Foi tudo incrível!

    Ah, eu AMO o Vinícius!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. patry, deve ter sido inesquecível pra vc. realmente engraçado ir pra casa que estava hospedada e ver o que viu o dia todo. mas aqui não era muito diferente. a tv ficava ligada o dia todo e volte e meia ia lá assistir alguma modalidade. foi muito legal esse vídeo que gravou.

      Excluir
  6. Olá Pedrita
    Concordo plenamente com suas palavras: eu tb penso que o Brasil não deveria sediar as Olimpíadas, mas já que foi então deveria fazer o melhor possível, e o resultado foi muito bom, tanto na organização quanto no ranking de medalhas.
    Alguns dos atletas realmente emocionaram com suas performances, superação e carisma.
    Muito merecido o ouro da Rafaela Silva!
    Gostei demais dos comentários da Daiane dos Santos explicando sobre as modalidades de ginástica artística.
    Torci muito pelo Diego Hypolito :)
    Gostaria de ter assistido mais, no entanto fiquei feliz com o que vi.
    Ammeeei o post!
    Obrigada por seu comentário lá no bloguito, fico imensamente feliz que vc gosta do nosso cantinho, é uma honra pra mim.
    Bjs e obrigada
    Luli Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, eu tb queria ter visto mais, mas como o brasil parou muito nesse período, consegui ver bastante. adoro o seu blog.

      Excluir
  7. Eu também descobri os vários canais do Sportv quase 10 dias depois que começaram os jogos. Achei que eles divulgaram pouco esses canais. Amei o encerramento e a abertura dos jogos. Muito emocionante. E que mais amei foi o Isaquias, ninguém o conhecia e levou 3 medalhas. Lindo demais.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Pedrita,
    Os canais do Spotv passaram o dia todo, quando a Globo não estava transmitindo.
    Apesar da crise que o Brasil enfrenta pelo menos trouxe um pouco de alegria para nós.
    Foi um grande evento, imagino a alegria dos voluntários que viram tudo de pertinho.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá, Pedrita.
    Também concordo que o Brasil não deveria sediar as Olimpíadas. Porém, a partir do momento que isso não poderia ser mais mudado, tínhamos mesmo que apoiar nossos atletas. E nesse sentido, foi uma festa linda.
    Ótima postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir

Cultura é vida!