segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Shame

Assisti Shame (2011) de Steve McQueen na HBO On Demand. É um filme estranho, desconfortável, mas bem realizado. Nosso protagonista é um viciado em sexo. Ele é interpretado brilhantemente pelo Michael Fassbender. Um alto executivo, bem sucedido, um belíssimo apartamento, promove ótimos negócios na empresa que trabalha, mas vive vendo pornografia, contratando prostitutas e indo ao banheiro, tanto em casa como no trabalho. São várias vezes ao dia. Muito provavelmente se ele fosse mulher nunca conseguiria emprego. Em geral as mulheres são bem mais vigiadas e julgadas.

Até que chega a sua irmã. Ele fica muito irritado e diz que ela só pode dormir uma noite. Ela é o oposto dele. Enquanto ele não se envolve afetivamente com ninguém, não tem amigos, namorada, nada. Parece um cubo de gelo, ela é passional. Vive atrás de homens que se envolve, implorando. Até com o próprio irmão deixava recados na eletrônica diariamente implorando contato e ele muito, mas muito maldoso nunca atende nem retorna. Carey Mullingan também está brilhante. O filme não chega a lugar nenhum. É interessante de ver, desconfortável. A sinopse dá a entender que chega a algum lugar, mas não chega não. São vidas com dificuldades de relacionamentos, uma de se envolver e outra de ter auto-estima, mas pelo jeito assim continua. Outros atores passam pelo filme: James Badge Dale, Nicole Beharie, Lucy Walters e Alex Manette.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Pedrita gostei da sua resenha...o filme tem um trailler muito bem feito e dá para perceber em algumas cenas que o personagem sofre por ter esse vício (pelo menos para mim passou isso)...gostaria de assistir para entender melhor. E tem muitos prêmios já o filme deve ser interessante.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pamela, o filme é desconfortante. mas realmente felizes os irmãos não são.

      Excluir
  2. Desconfortável é a palavra perfeita para o filme.

    A noite de loucuras na parte final é um destes momentos desconfortáveis.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, é mesmo. eu me incomodei muito com as idas ao banheiro no trabalho e lá ainda sendo banheiro coletivo.

      Excluir
  3. Olá, Pedrita!
    Deve ser nojento um filme com um homem viciado em sexo.
    Me fez lembar da Diane Lane no filme "Infidelidade" ela era tarada pelo amante. Rsrs
    Tem filmes que nos envolve, outros ficam nojentos.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, dá nojo a situação. mas o filme tem muito propósito. é sutil. nós não vemos nada explícito. pelos movimentos que imaginamos o que ele faz. esse é desconfortável.

      Excluir
  4. Na época em que vi este filme andei lendo alguns comentários sobre ele. Geralmente o povo dizia coisas como: "É uma provocação vazia"; ou "É uma obra prima voyeurista"; ou ainda "É um estudo perturbador sobre o vício sexual".
    A minha opinião é que ele é de fato perturbador. É um pouco frustrante, já que o personagem não se livra do vício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, eu achei bem realista, bem construído e bem editado. mas é desconcertante. gostei de não ter um final clichê.

      Excluir
  5. O filme é desconfortável, como bem escreveu Hugo.
    Mas a doença é real.

    Perguntei do assaltos, Pedrita, não nessa sua ida para esse concerto. Mas não várias vezes que vc vai a eventos de dia ou de noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. liliane, gostei de não maquiarem a doença. a crueza do filme desconcerta. não liliane.

      Excluir
  6. Não lembrava desse filme. Na época quis assistir, indiquei para algumas pessoas, mas acabei deixando para depois e esqueci.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita
    Assisti no domingo com o Fassbender o filme Alien Covenant
    Esse deve mesmo ser um filme desconfortável,mas o pior é que vc diz que não leva a lugar nenhum, como se trata de uma doença compulsiva ele deveria ter a deixa de um tratamento, mas parece que termina como começou :/
    Ou talvez seja assim mesmo mostre que não deve ser fácil se livrar dos vícios, mesmo com tratamento alguns não devem conseguir :(
    Ótima semana pra ti
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, ele não pensa q se sente desconfortável. vive daquela forma sem questionamento.

      Excluir

Cultura é vida!