quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Outros Jeitos de Usar a Boca de Rupi Kaur

Terminei de ler Outros Jeitos de Usar a Boca (2015) de Rupi Kaur da Planeta. Ganhei esse livro de poemas. O nome original é Milk and Honey. Confesso que achei estranho alguém me presentear com ele, mas fui ler sobre a autora e me surpreendi e depois com os seus poemas. Rupi Kaur nasceu na Índia, mas aos 5 anos foi para o Canadá.

Obra Papoulas de Helen Lucas

Rupi Kaur é feminista e me surpreendi com os poemas sobre relacionamento no Canadá, não tinha ideia que o machismo no país é muito parecido com o brasileiro. As ilustrações, também da autora, são simples e fortes. Na primeira parte, A Dor, Rupi Kaur fala sobre a invasão de corpos sem autorização. É o capítulo mais impactante a forma como ela fala de estupro, assédio. Com poucas palavras e com tanta força:

Trecho: "o estupro 
vai te rasgar 
ao meio

mas
não vai ser
o seu fim"

E os menos óbvios cheios de significados que muitas vezes só mulheres conseguem ler nas entrelinhas:

"quando minha mãe abre a boca
para conversar durante o jantar
meu pai enfia a palavra silêncio
nos seus lábios e diz que ela
nunca deve falar com a boca cheia
foi assim que as mulheres da minha família
aprenderam a viver de boca fechada"
Obra de Barbara Kruger

Depois vem o capítulo Do Amor onde a autora fala muito de submissão e da posse ao corpo da mulher. O que interessa é o corpo. É onde surge o poema que traz o nome do livro no Brasil:

"você fala demais
ele sussurra no meu ouvido
conheço jeitos melhores de usar essa boca"

Após o amor vem A Ruptura e por último A Cura quando a autora fala de auto-estima, de ser feliz consigo mesma de amar como é. Fala de temas muito do universo feminino como pelos, menstruação, padrões de beleza:

"você
é a sua própria
alma gêmea"

Outros Jeitos de Usar a Boca de Rupi Kaur esteve em primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times. Gostei muito da forma como a autora coloca as palavras, pela força de dizer o simples de forma tão direta. O livro que ganhei está na 14ª edição. 



Beijos,
Pedrita

18 comentários:

  1. Hello, querida Pedrita!
    Não tem nada melhor do que ler um bom livro, gostei
    da resenha.

    Tudo de bom pra ti, feliz 2018!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedrita,

    Feliz 2018, que seja um ano melhor que 2017! Este livro estava sendo exibido com destaque, nas livrarias e eu não fazia ideia do que ele tratava. Os poemas que você destacou já me deixaram impactada, pois detesto o machismo, vou ter que lê-lo, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, tb espero que seja melhor q 2017. acho q vc vai gostar do livro.

      Excluir
  3. Embora goste de poesia, por norma não leio livros de poesia, embora já o tenha feito, prefiro ler poemas avulso, mesmo nos livros cá de casa.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não tenho lido muita poesia. Gostei muito de ler o teu post.
    Feliz 2018
    Ana
    www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Eu assistirei Extraordinários neste sábado. Ainda acompanharei o musical da Hebe neste mês. Prioridade zero... Bjs, Fabio www.tvfabio.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Muito boa dica! Curti seu espaço aqui! ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedrita
    Estou bastante curiosa com esse livro, está na lista dos mais vendidos há meses, e fiquei ainda mais curiosa depois da sua resenha.
    Pensar que alguns temas são atemporais e que machismo é um tema tão abrangente assusta.
    Excelente resenha.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, é verdade, as mulheres tem gostado pela forma simples e contundente que a autora escreve sobre questões polêmicas como estupro e invasão ao corpo da mulher. assusta muito e me assustou saber que o canadá é muito machista tb.

      Excluir

Cultura é vida!