terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Versailles

Assisti a 1ª Temporada da série Versailles (2015) de Jalil Lespert na GNT. Eu vi no canal o anúncio e quis muito assistir. Gostei demais. Fala do reinado de Luís XIV. Ele passou a infância afastado do trono, quem reinavam eram os seus conselheiros por ele ser muito pequeno. Mas ele começa a querer tomar as rédeas do governo e é quando essa maravilhosa série começa. Impecáveis as reconstituições de época, o elenco, que série! Luís XIV tem um irmão, é latente a rivalidade entre eles, mas eles também são unidos. Há muitos conflitos, mas volte e meia estão se auxiliando. Os dois são interpretados divinamente por George Blagden e Alexander Vlahos.

Eu gostaria de conhecer mais a parte dessa história. Luís XIV quer transformar Versailles na sede do reino francês e sofre muita resistência da nobreza que não quer sair de Paris. Muito interessante que a série mostra o quanto os costumes, os exageros, eram formas dos nobres mostrarem poder. Luís XIV faz questão de ter roupas luxuosas, que só ele teria, criar moda, para ser copiado e admirado pela corte. O poder não está só em manobras políticas, mas em ostentação de riqueza. Eu conheço mais a história da Maria Antonieta já que li o livro e vi o filme. Achava surreal a corte toda presente nos momentos íntimos dos reis, os costumes ao acordar, para ter filhos. Foi na época de Luís XIV que esse costume bizarro começou. Luís XIV pede ao irmão que crie regras de etiqueta para a corte, que os aprisione aos costumes e ao rei. O irmão cria esse hábito da companhia da corte para os hábitos dos reis. O rei não acorda sozinho. Os nobres aguardam em fila por grau de importância, brigam por estar a frente ou atrás de outro nobre e entram no quarto do rei onde tudo é feito como teatro. Só com a série é que passei a pensar o quanto esse costume aprisiona. Os nobres tinham que estar atentos para não perder esses momentos, de firmarem o seu lugar. Ficavam realmente à disposição das vontades do rei, da família real e dos seus costumes. Era muito mais que uma extravagância e sim uma forma perversa de controle aos nobres.
O Duque de Órleans sempre se sente a sombra do irmão e insiste muito para ir na guerra. Ele surpreendentemente se mostra um grande líder e guerreiro, a França vence a guerra.

Os relacionamentos são complexos e amplos, o que aumentam ainda mais a tensão na corte porque alguns escolhidos acabam tendo ascensão social, nem sempre por talento, aumentando ainda mais as intrigas.

São muitas conspirações ao rei e aos membros da corte, muitos envenenamentos. Gostei demais da médica, o rei percebe que as orientações da médica são precisas, começa a duvidar dos diagnósticos do pai dela. Ela é interpretada por Lizzié Brocheré.

O elenco é primoroso: Noèmie Schmidt, Stuart Bowman, Elisa Lasowski, Evan Williams, Anna Brewster, Tygh Rynyan, Amira Casar, Maddison Jaizani, Pip Torrens, Steve Cumyn e Joe Sheridan. A abertura e a música são lindas, deslumbrantes. A direção de arte, reconstituição de época, série belíssima e inesquecível. A 1ª Temporada de Versailles tem 10 episódios e já está disponível na GNT no Now a segunda temporada. A terceira foi confirmada.

Beijos,
Pedrita

14 comentários:

  1. Respostas
    1. bruxa, acho q vc ia adorar. é bem amplo, mostra muitos nobres, conspirações, muito bom.

      Excluir
  2. Vou assistir, nem li a resenha toda para não atrapalhar a surpresa, rsrs. Gosto muito de obras que refletem a história, (espero que esta seja mais fiel à realidade, pois parece que a moda agora é falsificar dados históricos, como têm feito o povo da tal série "Guia Politicamente Incorreto").

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, melhor não ler mesmo. só depois de assistir. é uma série ótima e impecável. eu gostaria de conhecer mais a história desse período. até tentei ler algumas informações na internet, mas precisaria mais.

      Excluir
  3. Esse tempo da corte me encanta bjos http://anaherminiapaulino.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aninha, eu me incomodo demasiadamente com o luxo excessivo em contraponto a miséria da maioria da população.

      Excluir
  4. Olá Pedrita
    Não conhecia a série!
    Gostei demais da indicação, vou anotar aqui.
    Sou apaixonada pela história da França <3
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi, não costumo acompanhar séries!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isa, eu tb não acompanhava. agora que posso ver pelo controle remoto no tempo que eu quiser, passei a ver.

      Excluir
  6. Não acompanho séries, mas essa deve ser boa.
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lulu, tb não acompanho. só passei a ver qd posso pelo controle remoto e pelo custo da net ver quando quero e no tempo que quero.

      Excluir
  7. Olá, Pedrita!
    Eu amo esse tipo de série, acho lindo os figurinos, elegância rara nos dias de hoje.
    Amei a resenha!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Cultura é vida!