quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Genius

Assisti Genius (2016) de Michael Grandage no Max. Vi esse filme no canal, que ia passar naquele dia mesmo e coloquei pra gravar. Algo acontece atualmente que não dá mais para agendar a gravação, só se for no mesmo dia. Se hoje peço pra gravar um filme amanhã, não funciona. E os filmes do Max são os melhores e mais diversificados. No Brasil está como O Mestre dos Gênios e é baseado no livro Max Perkins: O Editor do Genius de Scott Berg.

O filme mostra a relação do editor Max Perkins (Colin Firth) com o escritor Thomas Wolfe (Jude Law) que nunca li nada. Sempre tenho sensação ruim quando vejo um filme sobre um escritor que nunca li nada, uma sensação de que perdi algo e que é errado desconhecer. Max Perkins foi editor também de Scott Fitzgerald (Guy Pearce) e Hemingway (Dominc West). Quero ler os livros de Thomas Wolfe e a biografia do Max Perkins.

Thomas Wolfe escrevia de forma compulsiva, mais de 8 mil páginas. O editor tinha um trabalhão pra convencer cortes e mesmo assim os volumes eram enormes. O escritor às vezes escrevia a mão, quase uma frase em cada folha, caixas e caixas de textos. A família do editor ficava angustiada com tanta ausência. A relação do escritor e do editor era muito próxima, estavam sempre juntos, tumultuada pelo jeito intempestivo do escritor. Gostei demais do filme e principalmente por falar do ato de escrever. 
A amante do escritor, a atriz Aline Berstein, foi interpretada por Nicole Kidman. Ela largou marido e filhos pra viver com o escritor. Dramática e tempestuosa, os dois tinham uma relação muito conflituosa. A esposa do editor foi interpretada por Laura Linney.

Beijos,
Pedrita

16 comentários:

  1. O filme agrada mais quem curte bastante por literatura.

    Eu gostei da história, mas achei as passagens de tempo um pouco confusas e os diálogos sobre trechos de livros cansativos.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo, exatamente, por isso adorei. pena que nunca li o autor, mas amo hemingway e fitzgerald.

      Excluir
  2. Que filme maravilhoso. Amei o elenco. Sou fã tanto do Colin qto do Jude Law
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, ainda não assisti esse filme, parece ser muito bom né?!
    Curti esse trailler, bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pedagoga, eu gostei muito. acho q vc tb vai gostar por ser no universo da literatura.

      Excluir
  4. Ahh eu quero ver!! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pedrita!
    O elenco é top, gosto do gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedrita
    Fiquei completamente apaixonada por sua resenha filme, menina como assim eu não conhecia?
    Preciso assistir o quanto antes!
    Além de falar sobre literatura ainda tem dois dos meus atores favoritos da vida: Colin Firth e Jude Law <33
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, tb não conhecia. como assim? hahahahaha ah, amo esses atores tb e amo literatura. pena q não li nada deles.

      Excluir
  7. Pedritaa,

    Que coincidência, será que vimos o filme no mesmo dia? Nem me lembro mais se o vi há 3, 4 ou 5 dias, só me lembro que era ainda cedo, sei lá, umas 19 horas, rsrs. Acabei de falar sobre este filme no post que publiquei agora!

    Beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. marly, acabei de ler sua resenha. muita coincidência mesmo. eu vi em mais vezes, parei e voltei a ver. acho que foi no começo da semana. ou comecei a ver no domingo. igualmente não lembro.

      Excluir

Cultura é vida!