quinta-feira, 17 de maio de 2018

Nos Países de Nomes Impronunciáveis

Assisti a peça Nos Países de Nomes Impronunciáveis no Sesc Ipiranga. A direção foi de Magali Biff, sua estreia na direção. Que peça! Estou ainda impactada com ela, inesquecível! É baseado no texto da Paula Autran. Eu coloquei o banner da peça que vai começar agora no Teatro Arthur Azevedo. Eu vi o último dia da temporada no Sesc.

Eu sempre fico curiosa como a produção chegou nesse projeto, no texto do programa tirou essa minha dúvida. A atriz e produtora Stella Tobar dava aula em um CEU e se deparou com esse texto. Incrível como caminhos fazem a arte encontrar as pessoas. Às vezes há tanto malabarismo para chamar a atenção de um bom trabalho, e um encontro casual, faz essa obra se transformar nesse maravilhoso espetáculo. 

A peça Nos Países de Nomes Impronunciáveis traz a encenação de três cartas, com as três respostas. Minha amiga Liliane do blog Paulamar iria amar, ela ama obras de cartas. É genial! São três cartas de despedidas, os protagonistas foram para Países de Nomes Impronunciáveis. A carta da partida é cheia de adrenalina, esperança, empolgação com o que está por vir. As cartas dos que ficaram são cheias de sentimentos complexos como tristeza, raiva, rejeição, desprezo. Sentimentos tão controversos com a energia de quem parte. Fantástico!
As três cartas foram encenadas de modo original, seis cartas na verdade, e eu pensei: "o espetáculo vai acabar". Mas não, tem uma surpreendente reviravolta, que peça incrível, quanta genialidade. No palco estão os excelentes atores Stella Tobar e Antonio Salvador. Bruno Garcia é o músico que participa do espetáculo e em determinado momento o público também. Incrível! Gostei muito também de como a tecnologia está inserida no espetáculo, de modo fluido, quase uma extensão do elenco ou mais um personagem. Amei ainda os figurinos e cenários de Paula di Paoli, como o vestido da protagonista. Nos Países de Nomes Impronunciáveis fica em cartaz até 17 de junho. Os ingressos vão custar bem menos que o cinema, R$ 20,00 e meia entrada.
Beijos,
Pedrita

12 comentários:

  1. São 4.27 da manhã, Pedrita e estou lendo essa postagem. Sim, amo cartas. Imagino que seja mesmo um belo espetáculo. Tem um filme lindo sobre cartas trocadas em 1 casal que nunca se conheceram. “Nunca te vi, sempre te amei”. Belíssimo. E as cartas vão sendo lidas e encenadas.
    Obrigada, por lembrar de mim. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa liliane, q tarde, estava dormindo essa hora. acho q vc ia gostar desse espetáculo. quem sabe viaje. eu gosto muito desse filme, mas nesse filme as cartas são de sentimentos iguais. os dois se gostam e querem se conhecer. nessa peça um parte e o outro fica com a dor. então são cartas bem diferentes. muito interessante.

      Excluir
  2. Olá, Pedrita!
    Deve ser um belo espetáculo, gostei da resenha e fotos.
    Gosto muito de teatro, ainda bem que a minha cidade é rica em arte e cultura.

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. andréa, acho q esse espetáculo pode viajar em algum momento pq acho que ia gostar. sim, tanto bh como sampa são ótimas cidades para cultura.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Assistirei ao musical do Ayrton Senna neste domingo. Na semana que vem, já não tem mais ingressos na plateia central... Bjs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabio, ufa, que bom que conseguiu. essa peça que vi tb estava lotada. mas acho que agora vai ser mais tranquilo no artur azevedo pq tem mais lugares.

      Excluir
  4. Olá Pedrita
    Siiiiim sempreeee que vejo alguma obra ou algo referente a cartas penso logo na querida Liliane!

    Amei a indicação da peça, fiquei curiosa com o texto já que deve relatar muito de expectativa, esperança e do novo, vou anotar as datas
    Li esse livro da Pauta Autran na Coleção Palavras para Teatro na bibli da escola
    É da editora Patuá e tem sete livros.
    Stella Tobar é uma diva do conhecimento
    Sempre compartilhou generosamente seu amor pela arte fosse divulgando em comunidades ou inserindo no dia a dia
    Fosse no Caixa de Histórias, em Oficinas de Literatura ou Mediação de Leitura.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. luli, vc tb lembra dela. q legal. a gente sempre lembra dos gostos dos amigos blogueiros. ah, vc já teve contato com a obra da autora, que legal. realmente stella tobar é muito ativa nas artes e na multiplicação delas.

      Excluir
  5. A passar por cá hoje para desejar bom domingo!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Arfe...
    Eh pena q esta peça naum esteja no rj. Buá)
    AMO cartas e tenho por hábito escrevê-las à punho(acho legal e "artesanal" em 1 mundo high tech uma pessoa receber um carinho como este).
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isabela, eu imagino q essa peça não deva viajar para outras cidades por enquanto, mas quem sabe daqui uns anos.

      Excluir

Cultura é vida!